quinta-feira, 24 de março de 2016

EXPOSIÇÃO - A GALERIA CAVALO EXPÕE 20 OBRAS INÉDITAS DE WAGNER MALTA TAVARES


Wagner Malta Tavares abre individual, dia 31 de março, na Cavalo
Artista apresenta 20 obras inéditas para o público carioca

cid:image006.jpg@01D1803D.0AEFE7B0

A partir do dia 31 de março o paulistano Wagner Malta Tavares desembarca na galeria Cavalo, no Rio de Janeiro, com a individual Diário do Capitão. O artista, finalista do Prêmio Pipa 2014, apresenta 20 obras inéditas para o público carioca, todas produzidas em 2015 e 2016.

Wagner Malta Tavares trabalha com escultura, vídeo, fotografia, desenho, performance e instalação. Em grande parte de suas obras tenta tornar visíveis aspectos da existência humana, e, por meio de sons, luzes, vento, calor e outros elementos, provocar uma reação além do simples ato de ver.

Entre os destaques da exposição está 'Sonda', uma vitrola de alumínio na qual um disco prateado executa em loop infinito a trilha sonora composta por ondas magnéticas do espaço sideral decodificadas, extraídas da internet. São ruídos de fundo da galáxia, do Sol e planetas do Sistema Solar, dos anéis de Saturno e das luas de Júpiter. “Prefiro que as pessoas tirem suas próprias conclusões da exposição. Como diz o título é o 'Diário do Capitão'. Os elementos para o entendimento e fruição estão dados nos trabalhos mesmos, em sua presença e sua relação. Uma mostra sempre conta alguma coisa, é preciso estar disposto a ouvir”, diz o artista.

Serão apresentados também 10 discos de vinil, feitos individualmente e com capas diferentes entre si remetendo ao conceito de labirinto grego, mas com forte referência concreta e construtiva. Na noite de abertura da mostra haverá dois assistentes, vestindo roupas desenhadas pelo artista, que auxiliarão o público a manusear as peças. “Eles atuarão como mediadores. Embora não façam uso da fala”, explica Wagner Malta Tavares.

Complementam o Diário do Capitão a fotografia 'Torre - Ground Control', de 160x120cm, e um conjunto de monotipias térmicas: papéis gravados com o calor de resistências elétricas, além da escultura de grande porte intitulada “Estudo Para Coluna De Vento”, com quatro metros de altura.
Após o fim da exposição na Cavalo, Wagner Malta Tavares enfrentará mais um desafio. Famoso por suas intervenções urbanas mundo afora, o artista fará, em junho, uma instalação com corpos prateados presos ao sótão de uma igreja barroca em Linz, na Áustria.

Sobre o artista - Wagner Malta Tavares nasceu em São Paulo e desenvolve seu trabalho desde 1998. Participou de exposições em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no MAC de Niterói, além de individuais e coletivas em galerias no Brasil e no exterior.  Realizou intervenções urbanas em cidades como São Paulo, Veneza, Chicago e no Rio de Janeiro. Ganhou diversos prêmios, entre eles,  Prêmio Interferêncais Urbanas no Rio, Prêmio de Escultura Pública em Guaíra e Projéteis de Arte da Funarte. Foi finalista do Prêmio Marcantonio Villaça, em 2009, e do Prêmio Pipa, em 2014. Tem obras em instituições públicas como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio e Museu Bispo do Rosário.

O trabalho do artista pode ser visto no site galeriacavalo.com e no site wagnermaltatavares.com

Serviço:
Exposição – Diário do Capitão
Abertura – 31 de março, às 18h
Período – 1º de abril a 21 de maio
Horário de visitação - Terça a sexta, das 12h às 20h. Sábados, das 13h às 17h
Local – Cavalo – Rua Sorocaba, 51, Botafogo. Tel: (21) 2267-7654
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário