quinta-feira, 31 de julho de 2014

Temporada de Óperas nos cinemas está de volta

Repetindo o sucesso do ano passado, a Esfera abre uma nova temporada de óperas nos cinemas do Rio de Janeiro e apresenta grandes obras como AIDA e LA TRAVIATA de Giuseppe Verdi, em espetáculos inéditos
Primeira exibição acontece em 31 de julho no Estação Botafogo

Em nova temporada, a Esfera Filmes apresenta Ópera Nacional de Paris. São óperas exibidas em HD e com legendas, que estarão em cartaz nos cinemas do Rio de Janeiro entre os meses de julho e novembro. As sessões serão divididas em 15 espetáculos, sendo 7 inéditos e 8 novas oportunidades de rever concertos marcantes do ano anterior. Entre as óperas programadas encontram-se as aclamadas AIDALA TRAVIATA e CARMEN.

Desde 2013, os espetáculos da Ópera de Paris são registrados na Opéra Bastille e exibidos ao vivo em mais de 50 salas na França e em 19 países da Europa. Gravados em HD são exibidos posteriormente na Rússia, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura, Estados Unidos e Brasil. A Ópera de Paris chega até o Brasil em exibição HD, com legendas em português, graças a parceria entre a produtora francesa FRA (François Roussillon & Associés) e a Esfera Filmes, uma distribuidora especializada em cinema de arte e conteúdo alternativo de qualidade.

A seleção de obras inéditas trará montagens de Giuseppe Verdi, como AIDA com regência de Philippe Jordan e a soprano ucraniana Oksana Dyka no papel título, e LA TRAVIATA, com direção de palco do aclamado diretor de cinema francês Benoît Jacquot. A temporada traz ainda OS PURITANOS de Vincenzo Bellini, em montagem de Laurent Pelly e regência de Michele Mariotti
, AS BODAS DO FÍGARO de Wolfgang Amadeus Mozart, com a soprano russa Ekaterina Syurina e o baixo-barítono italiano Luca Pisaron como Fígaro. Já A GAROTA DO OESTE de Giacomo Puccini, conta com montagem ousada de Nikolaus Lehnhoff com a soprano sueca Nina Stemme na personagem de Minnie. Completando a temporada, dois espetáculos de balé com os primeiros bailarinos do corpo de balé da Ópera de Paris:  A BELA ADORMECIDA com coreografia de Rudolf Noureev e música de Piotr Ilytch Tchaikovski, e o DUO DE BALÉS: O PALÁCIO DE CRISTAL, coreografia de George Balanchine, com música de Georges Bizet e DÁFNIS E CLOÉ, coreografado por Benjamin Millepied  em cima de música de Maurice Ravel.

Devido ao sucesso do ano anterior, também serão novamente exibidas oito óperas. Entre elas estão as renomadas OS CONTOS DE HOFFMANN de Jacques Offenbach, Carmen de Georges Bizet, Dom Quixote de Rudolf Noureev e Falstaff de Giuseppe Verdi. Igualmente, entram em cartaz a TERCEIRA SINFONIA de Gustav Mahler, JOÃO & MARIA de Engelbert Humperdinck, LA SYLPHIDE de Pierre Lacotte e LA GIOCONDA de Amilcare Ponchielli.

Programação:
Temporada 2014
AIDA (1813-1901)

Autor: Giuseppe Verdi

Elenco: Oksana Dyka, Carlo Cigni, Luciana D’intino
Regência: Philippe Jordan
Direção: Olivier Py


Sinopse: Ópera em 4 atos. Concebida para celebrar a paz entre os povos, Aida é do começo ao fim uma ópera de guerra. Ao mesmo tempo extravagante e hierática, espetacular e intimista, a obra-prima de Verdi volta a ser encenada na Ópera de Paris após mais de meio século de ausência.
31/7 - 
Estação Botafogo (20h)
02/8 - 
Estação Ipanema (10h)
03/8 - 
Estação Botafogo (10h)
03/8 - 
Estação Barra Point (15h)
04/8 - Estação Gávea (20h)
10/8 - 
Estação Ipanema (10h)
12/8 - 
Estação Gávea (20h)

OS PURITANOS
Autor: Vincenzo Bellini
 (1801-1835).
Elenco: Dmitry Korchak, Maria Agresta
Regência: Michele Mariotti

Direção: Laurent Pelly


Sinopse: Melodrama sério em três partes que teve estreia em 25 de janeiro de 1835, no Théâtre-Italien, Paris. Durante os anos em que a Europa era tomada pelo espírito do romantismo, Bellini assina essa história de amor impossível e de vingança, em uma Inglaterra do século XVII envolta pelos cantos dos Puritanos. Seria a última obra da vida do compositor.
07/8 – 
Estação Botafogo (20h)
09/8 – 
Estação Ipanema (10h)
10/8 – 
Estação Botafogo (10h)
10/8 – 
Estação Barra Point (15h)
11/8 – 
Estação Gávea (20h)
17/8 – 
Estação Ipanema (10h)
19/8 - Estação Gávea (20h)

A BELA ADORMECIDA
Autor: Piotr Ilyitch Tchaikovski
Elenco: Primeiros Bailarinos e Corpo de Ballet da Ópera Nacional de Paris
Regência: Fayçal Karoui 


Sinopse: Ballet em três atos e um prólogo, baseado no conto de Charles Perrault. O “balé dos balés”, como dizia Rudolf Noureev, continua sendo uma das maiores jóias do universo da dança. O virtuosismo e a suntuosidade dos cenários e figurinos recriam o esplendor de uma das mais brilhantes obras do repertório clássico.

21/8 – 
Estação Botafogo (20h)
23/8 – 
Estação Ipanema (10h)
24/8 – 
Estação Botafogo (10h)
24/8 – Estação Barra Point (15h)
25/8 – 
Estação Gávea (20h)
31/8 – Estação Ipanema (10h)
02/9 – 
Estação Gávea (20h)

A GAROTA DO OESTE
Autor: Giacomo Puccini (1858-1924)
Elenco: Nina Stemme, Claudio Sgura, Marco Berti
Regência: Carlo Rizzi 

Direção: Nikolaus Lehnhoff

Sinopse: 
Ópera em três atos, baseada na peça de “The Girl of the Golden West”. Teve estréia em 10 de dezembro de 1910. “Nessa curiosa época, pessoas vindas de Deus sabe aonde, reuniram suas forças nas longínquas terras do Oeste”. Através das aventuras de Minnie, loucamente apaixonada por um bandido, Puccini oferece à opera seu primeiro western, um teatro de almas nos confins do mundo.
07/9 – 
Estação Ipanema (10h)
09/9 – Estação Gávea (20h)
11/9 – 
Estação Botafogo (20h)
13/9 – 
Estação Ipanema (10h)
14/9 – 
Estação Botafogo (10h)
14/9 – 
Estação Barra Point (15h)
15/9 – 
Estação Gávea (20h)

AS BODAS DE FÍGARO (1786)

Autor: Wolfgang Amadeus Mozart

Elenco: Ekaterina Syurina e Luca Pisaron
Regência: Phillipe Jordan
Direção: Humbert Camerlo e Don Kent

Sinopse: Ópera bufa em quatro atos, baseada na peça “As Bodas de Fígaro”, de Beaumarchais. Depois de várias apresentações em francês no Opéra-Comique, esta ópera foi montada pela primeira vez no seu idioma original no Palais Garnier em 7 de abril de 1973. 
A produção, que foi um sucesso triunfante, já foi remontada várias vezes com outros elencos. Os cenários desta montagem vieram do Scala de Milão junto com um grande número de peças do figurino original. Os cenários da produção original foram destruídos depois das últimas apresentações em 2003.
18/9 – 
Estação Botafogo (20h)
21/9 – 
Estação Ipanema (10h)
23/9 – 
Estação Gávea (20h)
11/10 – 
Estação Ipanema (10h)
12/10 – 
Estação Botafogo (10h)
12/10 – 
Estação Barra Point (15h)
13/10 – 
Estação Gávea (20h)

LA TRAVIATA
Autor: Giuseppe Verdi (1813-1901)
Elenco: Diana Damrau e Anna Pennisi
Regência: Daniel Oren
Direção: Benoît Jacquot

Sinopse: Ópera em três partes, baseada na peça de Alexandre Dumas Filho, “A Dama das Camélias”. Teve estréia em 6 de março de 1853, La Fenice, Veneza. Depois de Alexandre Dumas, é a vez de Verdi conferir imortalidade à Dama das Camélias nessa obra-prima cruel e sublime, uma das mais cativantes de seu repertório. O diretor de cinema Benoît Jacquot dirige Diana Damrau nesse espetáculo tocante de amor e sacrifício.
16/10 – 
Estação Botafogo (20h)
18/10 – 
Estação Ipanema (10h)
19/10 – 
Estação Botafogo (10h)
19/10 – 
Estação Barra Point (15h)
20/10 – 
Estação Gávea (20h)
26/10 – 
Estação Ipanema (10h)
28/10 – 
Estação Gávea (20h)

DUO DE BALÉS: O PALÁCIO DE CRISTAL & DÁFNIS e CLOÉ (BALANCHINE/MILLEPIED)
Autor: Georges Bizet e Maurice Ravel
Elenco: Primeiros Bailarinos e Corpo de Ballet da Ópera Nacional de Paris
Regência: Philippe Jordan
Direção: Patrick Marie Aubert

Sinopse: Entre semelhanças e dissonâncias, dialogam dois grandes compositores franceses e dois grandes coreógrafos do New York City Ballet: George Balanchine, seu fundador, e Benjamin Millepied, que lá se formou. Trata-se de “O Palácio de Cristal”, uma obra da juventude de Bizet que George Balanchine assina, em 1947, como sua primeira criação para o Ballet de l’Opéra, em homenagem à tradição francesa. Já Millepied assina sua terceira criação para o Ballet de l’Opéra. Com a cumplicidade do artista plástico Daniel Buren, ele se apropria do mito de “Dáfnis e Cloé”.

02/11 – 
Estação Ipanema (10h)
04/11 – 
Estação Gávea (20h)
06/11 – 
Estação Botafogo (20h)
08/11 – 
Estação Ipanema (10h)
09/11 – 
Estação Botafogo (10h)
09/11 – 
Estação Barra Point (15h)
10/11 – 
Estação Gávea (20h)

Temporada 2013
OS CONTOS DE HOFFMANN
Autor: Jacques Offenbach
Elenco: Kate Aldrich e Jane Archibald
Regência: Tomas Netopil
Direção: Robert Carsen

Sinopse: Uma obra de ficção baseada na vida e nos amores do escritor E.T.A. Hoffmann.
 Na história, Hoffmann, um poeta e filósofo romântico, não consegue se livrar de um espírito maligno que o impede de encontrar o verdadeiro amor. Ele fala do sofrimento que tem passado aos companheiros por meio de três histórias.

03/8 – Estação Ipanema (10h)
05/8 – 
Estação Gávea (20h)
14/8 – 
Estação Botafogo (20h)
16/8 – 
Estação Ipanema (10h)
17/8 – 
Estação Botafogo (10h)
17/8 – Estação Barra Point (15h)
18/8 – 
Estação Gávea (20h)

CARMEN
Autor: Georges Bizet
Elenco: Anna Caterina Antonacci e Nikolai Schukoff
Regência: Philippe Jordan
Direção: Yves Beaunesne

Sinopse: “Il faut méditerraniser la musique - É preciso ‘mediterranizar’ a música”. Foi o que escreveu Nietzsche após ouvir Carmen pela vigésima vez. Era grato a Bizet por ter composto, dez anos após “Tristão e Isolda”, a antítese, e até o antídoto daquela ópera. Longe dos vapores do ideal wagneriano, havia encenado no palco da Opéra Comique uma paixão fatal, violentamente iluminada e esmagada pelo sol da Espanha. O filósofo via nisso uma revelação e uma liberação.
PROGRAMAÇÃO
24/8 – 10h
Estação Ipanema
26/8 – 20h
Estação Gávea
31/8 – 10h
Estação Botafogo
04/9 – 20h
Estação Botafogo
06/9 – 10h
Estação Ipanema
07/9 – 15h
Estação Barra Point
08/9 – 20h
Estação Gávea

DOM QUIXOTE
Autor: Rudolf Noureev
Elenco: Ballet da Ópera Nacional de Paris
Regência: Kevin Rhodes

Sinopse: Ballet baseado em alguns episódios do romance de Miguel de Cervantes. “O Cavaleiro da triste figura” e o seu fiel escudeiro, Sancho Pança, envolvidos nos amores tumultuados da estonteante Kitri e do sedutor Basilio, num balé rico em cores, humor e virtuosismo. Dom Quixote de Marius Petipa foi criado em Moscou em 1869 com uma partitura de Ludwig Minkus e teve, desde a estreia, um imenso sucesso. Em 1981, Rudolf Noureev faz incluir o balé no repertório da Ópera de Paris na sua própria versão. Retomando as grandes páginas clássicas e as fogosas danças de caráter, o coreógrafo acentua ainda a parte de comédia, imaginando um espetáculo particularmente vigoroso e alegre.
28/8 – 
Estação Botafogo (20h)
30/8 – 
Estação Ipanema (10h)
31/8 – 
Estação Barra Point (15)
01/9 – 
Estação Gávea (20h)
07/9 – 
Estação Botafogo (10h)
14/9 – 
Estação Ipanema (10h)
16/9 – Estação Gávea (20h)

FALSTAFF
Autor: Giuseppe Verdi

Elenco: Ambrogio Maestri, Artur Rucinski e Svetla Vassileva
Regência: Daniel Oren
Direção: Dominique Pitoiset

Sinopse: Na Inglaterra Medieval, o jovem príncipe herdeiro tem como companheiro de bebedeira Sir John Falstaff, soldado covarde, glutão e fanfarrão. Mas à medida que o príncipe se aproxima do trono, a relação entre eles muda. 
Para a sua última obra-prima, Verdi encontra na história do velho senhor arruinado e pançudo, o tema para a comédia com que sempre sonhou: uma grande gargalhada que, um século mais tarde, continua ecoando em nós.

20/9 – Estação Ipanema (10h0
21/9 – Estação Botafogo (10h)
21/9 – Estação Barra Point (15h)
22/9 – 
Estação Gávea (20h)
09/10 –
 Estação Botafogo (20h)
12/10 – Estação Ipanema (10h)
14/10 – Estação Gávea (20h)

TERCEIRA SINFONIA DE GUSTAV MAHLER
Autor: Gustav Mahler
Elenco: Ballet da Ópera Nacional de Paris
Regência: Simon Hewett

Sinopse: Toda a obra de John Neumeier é baseada numa profunda sensibilidade musical. Mas é provavelmente em Gustav Mahler – de quem coreografou várias sinfonias -, que o coreógrafo, em constante questionamento sobre a condição humana, encontra as correspondências às próprias preocupações humanistas. 
A Terceira Sinfonia pretende refletir “toda a criação” e penetra no universo atormentado e contrastado do compositor para esculpir imagens de um lirismo poderoso e profundo. Os coros e a solista acompanham os bailarinos em seu gestual elegante, de linhas desviadas e com sustentações vertiginosas, revelando novamente a riqueza de inspiração do coreógrafo.

19/10 – Estação Ipanema (10h)
21/10 – 
Estação Gávea (20h)
26/10 – Estação Botafogo (10h)
30/10 – 
Estação Botafogo (20h)
01/11 – 
Estação Ipanema (10h)
02/11 – 
Estação Barra Point (15h)
03/11 – 
Estação Gávea (20h)

JOÃO & MARIA (HÄNSEL & GRETEL)
Autor: Engelbert Humperdinck
Elenco: Jochen Schmeckenbecher e Irmgard Vilsmaier
Regência: Claus Peter Flor
Direção: Mariame Clément

Sinopse: Influenciado pela música de Wagner, que foi seu mestre, a ópera de Humperdinck transpõe a lenda da bruxa da casa de pão de mel e resgata uma parte esquecida da nossa infância.

23/10 – 
Estação Botafogo (20h)
25/10 – 
Estação Ipanema (10h)
26/10 – Estação Barra Point (15h)
27/10 – 
Estação Gávea (20h)
02/11 – 
Estação Botafogo (10h)
09/11 – 
Estação Ipanema (10h)
11/11 – 
Estação Gávea (20h)

LA SYLPHIDE
Autor: Pierre Lacotte
Elenco: Ballet da Ópera Nacional de Paris
Regência: Ermanno Florio

Sinopse: Criada em 1832, La Sylphide de Philippe Taglioni marcou o advento do romantismo no balé. Escrito por Adolphe Nourrit, o libreto é inspirado na literatura romântica, narrando o amor impossível de um humano com uma criatura sobrenatural. O jovem James, de alma atormentada, está dilacerado entre a promessa de uma vida confortável que lhe oferece o futuro casamento com Effie e a liberdade encarnada pela sílfide, ideal inacessível, que lhe aparece em sonho. Este balé emblemático, que ficou fora do repertório durante mais de um século, é apresentado na Ópera de Paris na reconstituição fiel de Pierre Lacotte realizada em 1972. Com sua imensa cultura coreográfica, o autor é capaz de adivinhar e reinventar os sortilégios do grande estilo romântico francês.

13/11 – 
Estação Botafogo (20h)
15/11 – Estação Ipanema (10h)
16/11 – Estação Botafogo (10h)
16/11 – 
Estação Barra Point (15h)
17/11 – 
Estação Gávea (20h)
23/11 – 
Estação Ipanema (10h)
25/12 – 
Estação Gávea (20h)

LA GIOCONDA
Autor: Amilcare Ponchielli
Elenco: Violeta Urmana, Luciana D’Intino e Orlin Anastassov
Regência: Daniel Oren
Direção: Pier Luigi Pizzi

Sinopse: “O drama precisa ser grande, o drama precisa ser verdadeiro.” Assim escreve Victor Hugo no prefácio de Ângelo, tirano de Pádua, um dos seus raros dramas em prosa. Ao transpor para a cena lírica a história de Victor Hugo, Amilcare Ponchielli e Arrigo Boito foram fieis ao autor. A Gioconda criada por eles, na Scala de Milão em 1876, é uma das óperas mais esplendorosas do repertório. Naquela época não era fácil para um compositor existir na sombra de Verdi, e Ponchielli foi um dos raros a encontrar o seu lugar e a sua identidade. Entre grande ópera à francesa e drama verdiano, em La Gioconda poder e amor, sacrifício e traição, veneno e vingança: todos os elementos do melodrama estão reunidos.

16/11 – 
Estação Ipanema (10h)
18/11 – 
Estação Gávea (20h)
20/11 – 
Estação Botafogo (20h)
22/11 – 
Estação Ipanema (10h)
23/11 – 
Estação Botafogo (10h)
23/11 – 
Estação Barra Point (15h)
24/11 – Estação Gávea (20h)

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