terça-feira, 8 de julho de 2014

CAIXA CULTURAL APRESENTA A PIOR BANDA DO MUNDO

                                                                                                                                                      
Espetáculo narra com humor e nostalgia a história de uma banda formada por músicos pouco talentosos que após dez anos ensaiando recebem convite para o primeiro show.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta o espetáculo teatral A Pior Banda do Mundo que estreia na sexta-feira, dia 18 de julho. A encenação narra a história de uma banda com aspirações jazzísticas e de pouco talento que ensaia há dez anos, sem nunca ter se apresentado, e tem de lidar com seu primeiro show. A peça do grupo de teatro paulistano Cia. dos Outrosque está prestes a completar dez anos de atividades, permanecerá em cartaz até 27 de julho, de quinta-feira a domingo.

Com dramaturgia de Carolina Bianchi, que também atua e divide a direção com João Otávio (falecido no final de 2012), a peça coloca em cena o questionamento dos artistas em relação à iminência de um fracasso, do sucesso e de sua relevância na sociedade atual. O espetáculo é uma adaptação dos quadrinhos homônimos do português José Carlos Fernandes e conta com a atuação de Amanda Lyra, Clayton Mariano, Tomás Decina e Pedro Cameron.

A encenação confronta as dificuldades dos atores em lidar com complexos instrumentos musicais e histórias ficcionais e inacreditáveis de seus personagens. O texto do espetáculo baseia-se no linguajar rebuscado e específico, característico do autor dos quadrinhos e também das temáticas abordadas, dando o tom para a narrativa da peça, que não se define em tempo e espaço, dia e ano.

Imagens do presente se misturam a um passado não muito distante, revelando turvas possibilidades de uma glória que ficou para trás e afunda as personagens em um cotidiano ordinário. O público acompanha um pouco da rotina dessa banda dotada de poucos talentos e com dificuldade em lidar com o mundo que a cerca, além, claro, da sua paixão incondicional pela música.

“Na encenação, relacionamos essa tensão do iminente fracasso público dessa banda, formada por atores que tem de se virar para tocar instrumentos nunca antes praticados por eles, e de como isso acaba reverberando na construção do espetáculo: cenas que parecem sem continuidade, tempos esgarçados, músicas incompletas e transições distorcidas revelam a dificuldade dos atores de se resolverem musicalmente. A junção da exposição real dos atores lidando com os instrumentos e a exposição de fragmentos da vida dessas personagens, nada populares, indica que estamos falando da gente mesmo. Das nossas ânsias e pavores”, explica Carolina Bianchi.

A Pior Banda do Mundo estreou em novembro de 2012, e já realizou três temporadas na cidade de São Paulo, além apresentações em outras cidades.

A Cia. dos Outros:
É um grupo de pesquisa teatral que interessa pela nostalgia das mobílias antigas e objetos kitsch para construir simulacros e pastiches, explorando limites das convenções teatrais. Durante os ensaios realizados por meio de processos colaborativos, os atores combinam elementos de textos literários, músicas, coreografias, textos teatrais, comédia pastelão, desenho animado, cinema e cultura pop.

O primeiro espetáculo da Cia. dos Outros foi Holocausto, 2006, uma compilação de estudos a partir do conto homônimo de Caio F. Abreu, orientados por Antônio Araújo, Prof. Dr. da ECA/USP e diretor do Tetro da Vertigem.  As apresentações dentro da universidade renderam o convite para o XIII Festival Internacional de Teatro Universitário de Santiago de Compostela, na Espanha.

O espetáculo seguinte, Corra Como um Coelho, que também contou com a Orientação de Antônio Araújo e colaboração de José Fernando Azevedo (Teatro de Narradores), estreou em 2009 no SESC Av. Paulista e foi contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de circulação. Em 2010, o espetáculo fez temporada no Rio de Janeiro no teatro municipal Maria Clara Machado, e no TUSP, em São Paulo. Entre os festivais, destacam-se o Palco Giratório, do SESC RS e o Festival Internacional de Teatro de São José de Rio Preto, edição 2010. Solos Impossíveis, último trabalho do grupo, foi apresentado no Sesc Belenzinho em setembro de 2013 e realizou temporada no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014.

Ficha técnica :
Concepção do espetáculo e idealização de projeto: Carolina Bianchi
Direção: Carolina Bianchi e João Otávio
Dramaturgia: Carolina Bianchi com a colaboração do grupo
Elenco: Amanda Lyra, Carolina Bianchi, Clayton Mariano, Tomás Decina e Pedro Cameron
Composições originais: Botika e Cia. dos Outros
Desenho de som e arranjo: Miguel Caldas 
Pesquisa de trilha sonora: Carolina Bianchi
Olhar Coreográfico: Morena Nascimento
Figurinos: David Parizotti
Iluminação: Fernanda Camargo e Pedro Cameron
Cenário: Tomás Decina
Realização: Cia. dos Outros


Serviço:
Espetáculo A Pior Banda Do Mundo
DatasDe 18 a 27 de julho de 2014 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Duração:120 min
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Capacidade:176 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: Livre
Realização: Azambuja Promo
Patrocínio: Caixa Econômica Federal 
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário