sexta-feira, 30 de maio de 2014

NEWSLETTER JARDIM BOTÂNICO - RJ

Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
 
De 3 a 10 de junho, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora a Semana do Meio Ambiente.  A programação conta com a exposição de fotos “O Jardim Verde e Amarelo”, as mostras de filmes Pequeno Cineasta e Cine Gaia, o colóquio Desafios da Divulgação Científica, além de fóruns ambientais, atividades educativas e plantio de mudas. 
 
No encerramento da Semana, o Jardim lança dois projetos de grande destaque em 2014: o Jardim Virtual, no dia 9, e o novo Centro de Visitantes, que abre ao público no dia 10. 
 
 
 
Estacionamento do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é desativado
 
A partir de 2 de junho, o estacionamento da Rua Jardim Botânico nº 1008 será definitivamente fechado. Mas quem vier ao Jardim de carro pode ficar tranquilo. Uma parceria com o Jockey Club garante aos visitantes um preço diferenciado para usar seus estacionamentos, que contam com um total de 400 vagas. Para ter direito ao desconto, basta apresentar o bilhete de ingresso do Jardim na hora de pagar o estacionamento no Jockey.
 
Exclusivas - Com o fechamento do estacionamento do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, serão mantidas na entrada pela Rua Jardim Botânico nº 1008 somente algumas vagas exclusivas para carros adaptados para pessoas com deficiências (carros adesivados) e para veículos de serviços de emergência, como ambulâncias e bombeiros. Também será permitida a entrada de táxis e veículos particulares para embarque e desembarque de pessoas com deficiência, idosos e adultos com crianças pequenas, em frente ao Teatro Tom Jobim.
 
 
A iniciativa de desativar o estacionamento do JBRJ não é uma medida isolada. Faz parte do projeto Um Jardim para Todos, que está revendo o espaço físico do Jardim para ampliar a acessibilidade, fazer adequações necessárias à mobilidade interna e oferecer novos e melhores serviços aos visitantes.  
 
Veja mais informações e alternativas de transporte e estacionamento emhttp://www.jbrj.gov.br/materias/30_05_2014(1).html
 
 
Jardim Botânico do Rio lançará projeto Jardim Virtual
  
O Jardim Virtual, projeto que abrange o novo portal online do Jardim Botânico, um aplicativo para celulares e tablets e a instalação de pontos de wifi no Jardim, entra em funcionamento no dia 9 de junho às 15h. 
 
A nova plataforma virtual vai facilitar a visitação e melhorar a qualidade da comunicação com o público. Segundo Marcos Gonzalez, editor-chefe do projeto, o principal objetivo da iniciativa é simplificar a busca por informações. Com layout totalmente remodelado, o novo portal terá design mais limpo, moderno e intuitivo. Os conteúdos serão divididos em blocos temáticos, e os serviços mais procurados estarão em destaque na página principal, como as informações sobre ingressos, programação, transporte e pontos de interesse. 
 
Já a criação de um aplicativo para celulares e tablets é a grande novidade do projeto. Inicialmente, ele poderá ser baixado gratuitamente para plataformas IOF e Android. Mais tarde, usuários de Windows Phone também serão contemplados.
 
Po meio do aplicativo, o público descobrirá rotas de visitação do Jardim e terá acesso a uma enciclopédia virtual que reúne informações sobre plantas, personagens, edificações, monumentos e obras de arte que fazem parte da história do JBRJ. Os dados da enciclopédia são georreferenciáveis (identificados via GPS), o que permite que o público se localize em mapas do arboreto e receba informações sobre pontos de interesse nas imediações. 
 
 
 
Arte e meio ambiente em Diálogos Sustentáveis
 
O Seminário Diálogos Sustentáveis acontece neste sábado, 31 de maio, no Galpão das Artes do Espaço Tom Jobim. O evento faz parte de uma série de encontros que propõem um diálogo interdisciplinar e intercultural, no qual a arte é  entendida com um modo de produção de conhecimento sobre o mundo.
 
Desta conversa participarão antropólogos, filósofos artistas e comunicadores. Os convidados são Carlos Rodrigues Brandão, Nancy Mangabeira, Rubens Matuck, Malu de Martino e Malena Barretto. Haverá também a exibição do filme "Margaret Mee e a Flor da Lua" e a apresentação da Cia. Cirandeira e do Conjunto de Flautas da Grota.
 
O evento acontece das 9h às 17h e a entrada é gratuita.
 
Programação completa e mais informações em http://www.institutotear.org.br
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário