terça-feira, 6 de maio de 2014

Mostra Cultural movimentará o fim de semana do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2014


EAV do Parque Lage será ocupada com música, dança, teatro, jongo, caxambu, circo, folia de reis, artes visuais, gastronomia e feira de artesanato


A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) entregará em maio o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2014. 

Nesta terceira edição do prêmio, duas novidades marcarão o evento.  Ao invés de uma única noite de premiação, haverá, ao longo de todo um fim de semana, de 09 a 11 de maio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, uma grande mostra destacando as manifestações culturais do estado. Com curadoria de Rafael Dragaud, também diretor artístico do evento, a Mostra Cultural reunirá apresentações de música, dança, teatro, caxambu, circo, folia de reis, mais artes visuais, gastronomia e artesanato. Na sexta-feira, 09, ela acontecerá das 15h às 23h. No sábado, 10, e no domingo, 11, irá das 11h às 23h. A entrada é franca.

Serão três dias de intensa programação cultural que oferecerão uma oportunidade única de se encontrar, num mesmo espaço, diversas atrações vindas das diferentes regiões do estado. Quem for à mostra saboreará os Doces Carmem, de Miguel Pereira, conhecerá a cerveja artesanal de Santa Maria Madalena, os bordados de Itaperuna, o Jongo Caxambu de Miracema, participará de oficinas de luteria de Arraial do Cabo.

E a cada noite haverá um show de encerramento, sempre começando às 21h30m: Baile Charme de Madureira (na sexta-feira), Ciranda Elétrica de Paraty (no sábado) e Roda de Samba da Pedra do Sal (no domingo).

Outra novidade desta terceira edição do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2014 é que pela primeira vez 10 dos premiados foram previamente selecionados por Voto Popular.  Feita online, a escolha do público transcorreu com expressiva participação, de 28 de fevereiro a 11 de abril, e movimentou todo o estado.

Além da seleção por Voto Popular, uma comissão especial e mista - composta por membros da sociedade civil, de notório saber, além de representantes da SEC -, escolheu mais 20 premiados, dois para cada uma das 10 regiões do estado (Costa Verde, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Centro Sul, Norte, Serrana, Metropolitana Rio, Metropolitana Baixada, Metropolitana Leste e Noroeste, a mesma divisão regional do Plano Estadual de Cultura), totalizando três ganhadores por região.  

A divisão por categorias foi abolida, de forma a se contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do estado, respeitando-se, assim, a vocação de cada região.

A comissão especial, presidida por Eva Doris Rosental, Superintendente de Artes da SEC, foi formada por Jorge Luiz José Maria (Produtor Cultural) Teresa Karabtchevsky (Jornalista), Cacá Diegues (Cineasta), Beatriz Radunsky (Gerente do Espaço SESC), Jorge Lz (Produtor Cultural), Heloisa Buarque de Hollanda (Pesquisadora), mais Marilda Samico e Carlos Valente, da Superintendência de Artes; Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro e Luciane Barbosa de Souza, Diretor-Geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural-INEPAC; Mariana Várzea e Thiago Mendes Jatobá, da Superintendência de Museus; Vera Saboya, Superintendente da Leitura e do Conhecimento; João Guilherme Ripper, Diretor da Sala Cecília Meireles; Claudia Saldanha, Diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Felipe Lopes, Superintendente do Audiovisual; e Thiago Luíz de Oliveira da Silva Santos, da Superintendência de Cultura e Sociedade.

"Com o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro queremos homenagear a qualidade e a riqueza da produção cultural  fluminense, estimular manifestações pouco conhecidas, dar espaço a novos nomes e, ao mesmo tempo, destacar o artista consagrado”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Queremos prestar tributo aos realizadores e agentes que fazem do nosso estado a cara do Brasil."

“Nosso objetivo, com o prêmio e a Mostra Cultural, é mostrar a diversidade artística dos nossos municípios para todo o universo do estado, proporcionando um encontro rico e potente”, diz Eva Doris Rosental, Superintendente de Artes.

Para concorrer ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2014 era necessário que o projeto/instituição/coletivo fosse obrigatoriamente sediado no estado do Rio de Janeiro e tivesse se destacado em nosso cenário cultural entre os anos de 2012 e 2013.

A cada dia da mostra serão apresentados 10 premiados, perfazendo um total final de 30 premiados. As premiações serão apresentadas por região:

09/05
- Costa Verde
- Metropolitana Baixada
- Metropolitana Rio de Janeiro
- Centro Sul
- Noroeste

10/05
- Baixada Litorânea
- Norte Fluminense
- Médio Paraíba
- Metropolitana Leste
- Serrana

11/05
- Premiados do Voto Popular

Os premiados pelo Voto Popular, por região, já foram anunciados:


Baixada Litorânea 
Grupo Teatrama – Araruama .
Centro Sul
Sociedade Musical Camerata Rioflorense.
Costa Verde
Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos – Rio Claro .
 Médio-Paraíba
 Quarto do L – Volta Redonda .
 Metropolitana Baixada
 Escola Livre de Cinema – Nova Iguaçu. 
Metropolitana Leste
Cia Holos de Dança – Niterói.
Metropolitana Rio de Janeiro
Cine Literário – Rio de Janeiro.
Noroeste
Sementes da Capoeira – Porciúncula.
Norte Fluminense
Cervical – Macaé.
Serrana
 Latex – Laboratório de Artes e Teatro Experimental – Cachoeira de Macacu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário