segunda-feira, 12 de maio de 2014

Lançamento da ZUM #6 no Rio de Janeiro terá bate-papo entre Antonio Manuel, Luiz Camillo Osório e Thyago Nogueira




Nas bancas desde o fim de abril, a 6ª edição da revista ZUM – publicação de fotografia contemporânea do IMS – realizará um evento de lançamento no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio, às 19h30, na Livraria da Travessa - Shopping Leblon (Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205A – 2o piso). Na ocasião, Thyago Nogueira, editor da revista e coordenador de fotografia contemporânea do IMS, conversará com Antonio Manuel, artista presente nesta edição, e Luiz Camillo Osorio, crítico de arte, professor de filosofia da PUC-Rio e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

As inscrições para a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2014 seguem até o dia 23 de junho e contemplará dois projetos entre os inscritos com uma bolsa no valor de R$ 65 mil para cada.


Um dos destaques da nova edição da revista ZUM é o fotógrafo carioca Alair Gomes (1921-92). Intelectual autodidata e artista obsessivo, Alair embarcou tarde na fotografia, e sua obra, cuja faceta mais conhecida são as fotos dos rapazes de Ipanema, só ganhou prestígio após sua morte. As séries A não história de um chofer e Praça da República foram garimpadas de seu acervo, guardado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, e são publicadas agora pela primeira vez. Além das 150 mil imagens, diários e manuscritos encontrados no acervo atestam o rigor e a originalidade de seu pensamento, como prova o texto “Reflexões críticas e sinceras sobre a fotografia”, escrito em 1976 e inédito, também publicado nesta edição da ZUM.

Em ensaio elaborado a convite da ZUM, Dayanita Singh narra sua carreira por meio de seus projetos mais importantes e embalada por diversas influências, como a literatura de Italo Calvino e as sinfonias de Gustav Mahler. Ainda pouco conhecida no Brasil, no ano passado a fotógrafa ganhou uma retrospectiva em Londres e expôs seu trabalho no pavilhão da Alemanha da 55ª Bienal de Veneza. Nascida em Nova Délhi, em 1961, Dayanita retratou em preto e branco a vida indiana e os personagens idiossincráticos de um país ainda pouco conhecido no Ocidente. Consagrou-se como fotojornalista, atividade de que acabou se afastando para se dedicar aos livros e às exposições. Nos últimos anos, tem explorado o uso da cor e a relação entre a palavra e a fotografia.
O paulistano Rubens Mano apresenta uma coleção de 60 fotografias extraídas de seus vídeos de Brasília. Neste álbum fotográfico, a capital do país é vista de forma pouco comum, em que planejamento e informalidade embaralham a rígida separação entre plano piloto e cidades-satélites.

Raul Garcez (1949-87) fotografou o conjunto habitacional Várzea do Carmo, o mais antigo de São Paulo, entre outubro de 1979 e abril de 1980. As fotografias apresentam a intimidade dos moradores em uma rara combinação de olhar antropológico e investigação formal. Garcez produziu 780 imagens, e apresentou 42 em sua única exposição individual, em 1980, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A ZUM selecionou 16 fotos, muitas delas inéditas, para o ensaio que apresenta nesta edição, comentado por Antonio Risério.

Na década de 1970, em uma palestra bem-humorada e confessional, o fotógrafo Richard Avedon (1923-2004) desafia a naturalidade da pose ao declarar a impostura de seus álbuns de família e sua admiração pelos desenhos de Egon Schiele. Traduzido pela primeira vez para o português, o texto é uma aula sobre a arte do retrato.

O premiado escritor Cees Nooteboom investiga a maneira holandesa de olhar e os segredos que guardam os retratos de Rineke Dijkstra. Rineke expõe o desconforto de jovens e crianças convidados a posar às vezes por longos períodos em parques de vegetação exuberante.

A jornalista Dorrit Harazim apresenta a história de Malick Sidibé, o inconfundível narrador visual do Mali, prestes a completar 80 anos. De um singelo estúdio em atividade até hoje, ele retratou a efervescência da descolonização e um povo reassumindo a identidade. A ZUM publica uma série de retratos de Malick, sendo um deles a capa desta edição.

No ano em que o golpe militar completa 50 anos, a ZUM resgata o trabalho de Antonio Manuel, que se valeu da imagem fotográfica e de intervenções na imprensa para amplificar sua voz crítica e artística.

Feitas nos últimos anos de vida, as imagens em cor de David Perlov (1930-2003), considerado pioneiro do cinema moderno em Israel, são uma declaração de amor ao cotidiano e um dos pontos altos de sua produção fotográfica. A ZUM publica uma seleção dessas imagens, e seu Diário, filmado entre 1973 e 1983, será lançado no dia 26 de abril, em DVD, pelo IMS.

A ZUM conversou com o crítico e professor de fotografia Fred Ritchin a propósito de seu livro mais recente, que trata dos impasses do fotojornalismo atual, do papel do fotógrafo e dos desafios gerados pelas mídias digitais. Na entrevista pontuada por questões das mais atuais, Ritchin sugere que os jornalistas encontrem novas maneiras de narrar visualmente um evento e declara seu entusiasmo pelo jornalismo cidadão, ainda que pondere os riscos da reportagem engajada e da falta de filtros na informação. A matéria é ilustrada por um ensaio do coletivo Mídia Ninja sobre temas que tocaram o país e o mundo.

O crítico britânico John Berger investiga o drama moral inscrito nas imagens do fotojornalista americano W. Eugene Smith (1918-1978), que ficou famoso pela cobertura apaixonada da Segunda Guerra Mundial e pelas reportagens de cunho social que fez para a revista Lifenas décadas de 1940 e 1950.


ZUM #6
184 páginas
R$ 49,50





Lançamento ZUM #6
Rio de Janeiro
20/maio, às 19h30, Livraria da Travessa - Shopping Leblon
Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205A – 2o piso
Bate-papo entre Thyago Nogueira, editor da revista ZUM e coordenador de fotografia contemporânea do IMS, o artista Antonio Manuel e Luiz Camillo Osorio, crítico de arte, professor de filosofia da PUC-Rio e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro


Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
CEP: 22451-040. Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3284-7400; Fax: (21) 2239-5559

Nenhum comentário:

Postar um comentário