terça-feira, 13 de maio de 2014

SETENTA’, DE EMÍLIA SILVEIRA, GANHA TRAILER OFICIAL


Documentário escrito por Sandra Moreyra estreia 29 de maio
cid:image005.jpg@01CF6E0C.85CA3C00

Setenta, de Emília Silveira, acaba de ganhar o primeiro trailer oficial. O documentário conta a história do sequestro ao embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, no Brasil, em 1970. Em troca, os sequestradores queriam – e conseguiram - a liberdade de 70 presos políticos. No filme, 18 personagens relembram essa história, mais de 40 anos depois. 

O longa é produzido por  Cavi Borges, Emília Silveira, Sandra Moreyra e Jom Tob Azulay e é uma coprodução GLOBO FILMES, CAVIDEO, CANAL BRASIL e 70 FILMES. O lançamento pela LIVRES Filmes está previsto para 29 de maio de 2014.

O trailer pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=3xcLk31n6C8


Setenta participa do Festival de Documentários de Londres, em novembro, participou do 16º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, em abril, do 4º FEMCINE – Festival Cine de Mujeres – Chile, em março. No ano passo venceu o Prêmio do Júri Popular de Melhor Longa Metragem e o Prêmio Especial do Júri no 8º Festival Aruanda, em João Pessoa, em dezembro, da 37ª Mostra de Cinema Internacional em São Paulo, em outubro, e do Festival do Rio - mostra Fronteiras, em setembro e outubro.

SINOPSE

No dia 7 de dezembro de 1970 grupos de combate à ditadura capturam o embaixador suíço no Brasil. Começava o mais longo sequestro político da história do país. Giovanni Enrico Bucher ficou quarenta dias no cativeiro. Os sequestradores queriam a liberdade de setenta presos políticos. Conseguiram. Os setenta saíram da prisão e foram expulsos do Brasil por decreto presidencial. No dia 14 de janeiro de 1971, foram embarcados num avião para o Chile. Dois dias depois, o embaixador foi libertado. O filme SETENTA reencontra 18 personagens desta história, mais de quarenta anos depois. Quem são eles? O que pensam? Como conduzem as suas vidas? O que mudou? O que ficou dos ideais e dos sonhos da juventude? Quem eram eles aos vinte anos? O que pensavam? O que esperavam do futuro? Eles são os protagonistas de uma história não oficial. Ao filme SETENTA interessaram fatos e versões, lembranças e imagens que ajudaram a trazer até os nossos dias acontecimentos e sensações. Hoje, aqueles “guerrilheiros urbanos” são professores, políticos, executivos, donas de casa que, muito jovens, foram presos, torturados, exilados. O documentário SETENTA mistura a emoção de revisitar o passado com uma visão, às vezes, até bem humorada de tudo que viveram. Muitos anos se passaram e agora temos o relato de quem conheceu a dor e a violência, sobreviveu, construiu sua própria história e continua acreditando que é possível melhorar o mundo. Eles são os nossos personagens. Eles conduzem a nossa história. Eles são o nosso filme. 

FICHA TÉCNICA

Direção Emília Silveira
Coprodução GLOBO FILMES, CAVIDEO, CANAL BRASIL, 70 FILMES
Uma Produção Cavi Borges, Emília Silveira, Sandra Moreyra, Jom Tob Azulay.
Roteiro Sandra Moreyra
Direção de Fotografia Vinicius Brum
Segunda Câmera Vinicius Charret
                                Cecilia Figueiredo
Montagem  Joana Collier
Trilha Original Fabio Mondego
Desenho de Som e Mixagem François Wolf
Som Direto Márcio Câmara
Efeitos Visuais Patricia Tebet
Assistente de Direção Cecilia Figueiredo
  Rosane Hatab
  Marcia Pitanga
Assistente de Roteiro Patricia Silveira
Pesquisa Antonio Venancio
    Margarida Autran
    Marcelo Zelic
    Maria Fernanda Scelza
Consultoria de Conteúdo e Personagens Chico Mendes
Direção de Produção Rosane Hatab
Coordenação de Produção Marcia Pitanga
Produção Cavideo Daniel Barbosa
Duração: 96 min
Gênero / Tipo: Documentário
Formato: Equinox
Distribuição: LIVRES Filmes
Ano de Produção: 2013
Classificação: 12 anos

PERSONAGENS

Frei Tito de Alencar
Jaime Cardoso
Marco Maranhão
Carmela Pezzuti
Chico Mendes
Elinor Brito
Reinaldo Guarany
Luís Alberto Sanz
René de Carvalho
Affonso Alvarenga
Mara Curtiss Alvarenga
Jean Marc Von Der Weid
Nancy Mangabeira Unger
Bruno Dauster
Vera Rocha Dauster
Wilson Barbosa
Ismael de Souza
Maria Auxiliadora Lara Barcelos (Dora)



Nenhum comentário:

Postar um comentário