terça-feira, 3 de junho de 2014

CAIXA CULTURAL RIO APRESENTA RELEITURA DE CLÁSSICOS UNIVERSAIS


Ciclo de leituras dramatizadas revisita obras de Beckett, Goethe e outros a partir de dramaturgos contemporâneos

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 4 a 8 de junho (quarta-feira a domingo), o 1º Ciclo de Leituras Dramatizadas Raiz e Fruto – a dramaturgia contemporânea a partir de clássicos. Ao longo de cinco encontros, os atores Leonardo Neto, Erica Migon, Miguel Lunardi, Branca Messina, Adriano Garib e Georgette Fadel apresentarão um recorte da produção dramatúrgica atual criada a partir de grandes clássicos. O projeto tem a curadoria do ator e diretor Guilherme Weber.

O primeiro encontro, na quarta-feira (4), trará a leitura dramatizada do poema Fausto Um, transcriação dos poetas Antonio Thadeu Wojciechowski e Sergio Viralobos para Urfaust (Proto-Fausto) de Goethe. A nova obra em versos muda o ambiente que permeia o original de um teatro para uma editora e realça seu caráter cômico sem perder o trágico de vista.

O segundo encontro apresenta, na quinta-feira (5), a leitura de Até que o dia os separe ou uma questão de luzdo austríaco Peter Handke. O texto é um eco ao clássico de Samuel Beckett, A Última Gravação de Krapp, e traz uma resposta feminina ao velho e solitário personagem Beckettiano.

Na sexta-feira (6), os atores apresentarão uma releitura de Woyzeck, do alemão Georg Buchner, feita por Fernando Marques. Em o autor reelabora o lirismo e o humor patético do texto de base, acrescentando à história os valores lúdicos de versos metrificados e rimados, a que se somam quatro canções, ligando esta versão à tradição do teatro musical brasileiro de índole política.

No quarto encontro do ciclo, no sábado (7), será apresentada Estou te escrevendo de um país distanteleitura do diretor Felipe Hirsch para o trabalho de Antônio Abujanra, Um Certo Hamlet, criado a partir do olhar do italiano Giovani Testori sobre Shakespeare.
A leitura dramatizada do texto Nossa Cidadede Will Eno, encerra o ciclo de leituras no domingo (8). Inspirado no clássico de Thorton Wilder, o dramaturgo criou uma pequena cidade para um drama que discorre sobre vida, morte e o que acontece entre elas.

Nos cinco dias do ciclo, após as leituras dramatizadas, autores e pesquisadores se reunirão para debater sobre as releituras e suas obras de origem.

Programação:
4 de junho (quarta-feira)
19h – “Fausto Um”, de Sérgio Viralobos e Antônio Thadeu Wojciechowski
Debate com os autores

5 de junho (quinta-feira)
19h – “Até que o dia os separe ou Uma questão de luz”, de Peter Handke
Debate com a Profª Helena Martins (PUC-Rio)

6 de junho (sexta-feira)
19h – “Zé”, de Fernando Marques
Debate com o autor

7 de junho (sábado)
19h – Estou te escrevendo de um país distante, de Felipe Hirsch
Debate com a Profª Célia Arns de Miranda (UFPR)

8 de junho (domingo)
18h – "Nossa Cidade", de Will Eno
Debate com Célia Arns de Miranda



Serviço:
1º Ciclo de Leituras Dramatizadas Raiz e Fruto – a dramaturgia contemporânea a partir de clássicos
Datas: 4 a 8 de junho de 2014 (de quarta-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Horário: Consultar programação
Classificação: livre
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Entrada Franca – senhas distribuídas uma hora antes do início de cada encontro
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário