terça-feira, 3 de junho de 2014

CAIXA CULTURAL RIO EXIBE JUVENTUDE E REBELDIA NO CINEMA


Mostra apresenta panorama de filmes que coloca em foco o poder e transformação dos jovens ao redor do mundo

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 3 a 15 de junho, a mostra “Juventude e Rebeldia”, que exibirá série de filmes sobre o papel do jovem contemporâneo em diferentes contextos políticos e sociaisA programação reúne 14 longas-metragens produzidos nos últimos 20 anos por diretores de diferentes nacionalidades.

Entre os destaques está O Ódio, que rendeu ao françês Mathieu Kassovitz o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes em 1995, além do palestino Paradise Now e do alemão O Grupo Baader-Meinhof, que concorreram ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006 e 2009, respectivamente. Serão exibidos também os brasileirosRio Em Chamas, de 2014, e A Alegria, lançado em 2010. A mostra contará ainda com um ciclo de palestras e debates sobre a representação do jovem na linguagem audiovisual e sobre o midiativismo.

“A ideia da mostra surgiu há quase um ano e meio, principalmente por causa dos movimentos que aconteciam ao redor do planeta, como a Primavera Árabe, os protestos contra a crise econômica na Europa e também as mobilizações populares aqui no Brasil”, conta o curador Thiago Carvalho.

Filmes como o britânico Trainspotting – Sem Limites, o alemão Os Edukadores e a animação francesaPersépolis são outros que fazem parte da programação, e que tratam também das mudanças comportamentais pelas quais passam os jovens. “A seleção foi feita mesclando dois critérios: filmes sobre eventos históricos que aconteceram nas últimas décadas ao redor do mundo, e produções que falam sobre a vida dos jovens de uma forma universal sob vários aspectos, como a relação com a violência, as drogas, o sexo, a religião e a comunidade”, explica Thiago.

Além das sessões, a mostra “Juventude e Rebeldia” oferecerá debates com especialistas e realizadores de cinema. A primeira mesa, no dia 5 de junho, tem o tema “Representação do Jovem no Audiovisual” e contará com a presença do jornalista e pesquisador Pedro Curi, da cineasta e diretora de TV Rosane Svartman, e da diretora de A Alegria, Marina Meliande. Já para debater o “Midiativismo”, no dia 11, estarão presentes os professores e pesquisadores Cezar Migliorin e Ivana Bentes, além do roteirista, videomaker e artivista Rafucko e de representantes da Mídia Ninja. Os dois eventos serão mediados pelo pesquisador, roteirista e montador Luiz Giban.

Será disponibilizado para o público um catálogo com ensaios sobre a juventude escritos pelos acadêmicos Maria Rita Kehl e Júlia Salgado, e pelo diretor de cinema Felipe Bragança. A programação completa da mostra e outras informações estão em www.juventudeerebeldia.com.br.



Serviço:
Mostra de Cinema “Juventude e Rebeldia”
Data:   De 3 de junho a 15 de junho de 2014
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Horário: Consultar programação em www.juventudeerebeldia.com.br
Entrada:  R$4 (inteira) e R$2 (meia)
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação: 16 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário