quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mostra traz filmes de cineasta e fotógrafo português que relacionam tempo e memória



Entre os dias 21 e 24 de agosto, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro exibirá a mostra Trabalho de memória, com filmes do cineasta e fotógrafo português Daniel Blaufuks. Suas obras são conhecidas por relacionar a memória usando vídeos e fotografias e apresentar o resultado por meio de livros, instalações e filmes. Seus temas preferidos são a ligação entre o tempo e o espaço e a representação da memória privada e pública.

Serão exibidos, com a presença do diretor, os filmes Sob céus estranhos (2002), Um pouco mais pequeno do que Indiana (2006) e Éden (2011). No dia 24, às 17h, haverá um debate com Daniel Blaufuks, ilustrado com projeção de vídeos.

Sobre Daniel Blaufuks
Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1963, e realizou seus estudos no Ar.Co, em Lisboa, e no Royal College of Art, em Londres. Recebeu diversos prêmios por seus trabalhos, entre eles o Kodak National Award em 1990, Melhor diretor, no festival Caminhos do Cinema Português em 2002, e Melhor documentário português, no Festival Internacional de Cinema Independente IndieLisboa em 2011. Como fotógrafo, participou de diversas mostras individuais e coletivas e, como cineasta, realizou 24 filmes, entre curtas, médias e longas.

Programação
QUARTA | 21 DE AGOSTO
20h00 : Sob céus estranhos (Under Strange Skies)
de Daniel Blaufuks (Portugal, 2002. 57’)
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lisboa foi um corredor de passagem para os refugiados vindos dos territórios ocupados por Hitler e dirigindo-se à América. Este filme relata duas histórias paralelas sobre exílio e integração. Por meio de memórias narradas e fotografias, é contada a saga de uma família judia alemã que decidiu ficar em Portugal. A história maior, sobre os outros que usaram Lisboa como rota de fuga, é relatada igualmente por meio de filmes de época e das memórias escritas de alguns dos intelectuais mais importantes da época, incluindo Heinrich Mann e Alfred
Döblin. Sob céus estranhos evoca um tempo desesperado e intensamente romântico, de exílio, de falta de esperança e, em última instância, de liberdade.
Sessão com presença do realizador

QUINTA | 22 DE AGOSTO
18h30 : Um pouco mais pequeno do que o Indiana (Slightly Smaller than Indiana)
de Daniel Blaufuks (Portugal, 2006. 78’)
Um road movie sobre Portugal “um país que se atravessa em seis horas de norte a sul e em hora e meia de leste a oeste”. A paisagem era a do “Portugal pós-Euro 2004 e prestes a entrar no governo provisório de Santana Lopes”, lembra o diretor. “É um país parecido com a imagem que todos nós ainda temos da ‘nossa terra’, mas que já deixou de corresponder à realidade e é quase irreconhecível. Foi esse pensamento que me levou a querer fazer este filme. Só conseguia pensar na letra de uma música do Morrisey: ‘Hide on the promenade, etch a postcard, How I dearly wish I was not here in the seaside town that they forgot to bomb. Come, come, come – nuclear bomb…’ Não era isso que eu queria para o meu filme? Não era esse caos que eu andava à procura e que me tinha feito meter nessa aventura? A realidade superou as minhas expectativas e, sim, era isso que eu queria para o meu filme. O problema é que não era isso que eu queria para o meu país”, diz ele.
Sessão com presença do realizador

SEXTA | 23 DE AGOSTO
20h00 : Éden
de Daniel Blaufuks (Portugal, 2011. 60’)
“O mar e o cinema eram as únicas formas de sair da ilha.” O olhar do documentarista conduz-nos a São Vicente (Cabo Verde) pelas memórias que o cinema deixou na ilha. Baseado em um interessante trabalho de pesquisa, tanto pela riqueza dos depoimentos, como pelas imagens, Éden é um filme que mergulha no imaginário contemporâneo de um povo e de um lugar por meio de sua relação com o cinema.
Sessão com presença do realizador

SÁBADO | 24 DE AGOSTO
17h00 :  Debate com Daniel Blaufuks, ilustrado com projeção de vídeos



SERVIÇO:

TRABALHO DE MEMÓRIA: de terça a domingo R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).

Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
CEP: 22451-040. Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3284-7400; Fax: (21) 2239-5559
De terça a domingo e feriados, das 11h às 20h.

Acesso a portadores de necessidades especiais
Estacionamento gratuito no local
Capacidade da sala: 113 lugares
Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala
O cinema do IMS funciona de terça a domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário