sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Festival Bienal "Assim Vivemos" no CCBB

O festival bienal que comemora 10 anos de existência e tem como protagonistas, pessoas com alguma deficiência, "Assim Vivemos”  chega a 6° edição e reúne 28 filmes de 17 nações.

Com o objetivo de promover uma discussão estética cinematográfica, que acrescenta muito na formação cultural de um público diversificado. Esse debate se articula com os temas dos filmes e traz à tona questões fundamentais e urgentes relativas às pessoas com deficiência. O festival exibe documentários, filmes de ficção e animações que formam um mosaico surpreendente e esclarecedor. Filmes que trazem a pessoa com deficiência para a cena principal e, através da arte, quebram os preconceitos, conferindo à questão outra dimensão. 

Desde a primeira edição, o festival oferece uma acessibilidade inédita para pessoas com deficiência visual, a Audiodescrição; feita por dois atores em todas as sessões e transmitida para fones de ouvidos disponibilizados para o público. Em todos os filmes são inseridas legendas Closed Caption, sistema que inclui informações extra-diálogos (para o público de pessoas com deficiência auditiva). São distribuídos catálogos em Braille com informações e sinopses dos filmes para as pessoas com deficiência visual. E nos debates, há intérpretes de LIBRAS, para que as pessoas surdas também possam participar.

Com uma programação de filmes que ultrapassam barreiras e desmontam preconceitos, o festival reúne produções nacionais e internacionais sobre o tema deficiência, sob a ótica da inclusão e com o objetivo de mostrar as capacidades das pessoas e sua inserção na sociedade.

O festival contará ainda com uma exibição especial do longa “As Sessões” , que servirá de tema para um dos quatro debates organizados sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados e realizadores. O filme trata da vida afetiva e sexual de Mark O´Brien, personagem real que já foi retratado em um documentário exibido na primeira edição do evento: “Lições de Respiração: a vida e a obra de Mark O´Brien”. Os temas dos outros debates serão “Autismo e seus desafios”, “Surdez e comunicação” e “Institucionalização das pessoas com deficiência”.

Gustavo Acioli, curador do festival comentou: “Não podemos deixar de mencionar que nunca recebemos tantas inscrições de filmes brasileiros quanto neste ano. E o mais importante não é apenas a quantidade, mas a qualidade da maior parte da produção. Para nós, é uma grande satisfação poder anunciar que, este ano, temos uma grande safra de filmes nacionais”.

Todas as sessões terão entrada franca e os filmes exibidos são majoritariamente documentários. 

A mostra será realizada nas unidades do CCBB do Rio de Janeiro, Brasília e SP, entre os meses de agosto e outubro. A programação completa está disponível no site:www.assimvivemos.com.br .


Nenhum comentário:

Postar um comentário