terça-feira, 30 de abril de 2013

O MODERNISMO EM DEBATE NA CAIXA CULTURAL RIO




Workshop vai abordar o movimento modernista e suas influências para a arte brasileira

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove, de 7 a 9 de maio (terça-feira a quinta-feira), das 18h às 21h, o workshop “No Tempo dos Modernistas”, que será apresentado em três palestras – “Gênese”, “Descobertas” e “Expansão e Final do ciclo”. O evento, que acontece no Cinema 2, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, com entrada franca.

O workshop será ministrado por Denise Mattar – crítica de arte, curadora de importantes exposições e especialista em Modernismo. O tema será debatido em três encontros; desde o seu início, passando pelo processo de expansão do movimento e suas influências para a arte brasileira, tanto no eixo Rio-São Paulo quanto nas grandes capitais nacionais.

Os participantes receberão certificado e material de apoio, com textos da curadora e de críticos de arte, e textos de época, como o Manifesto Antropófago, poemas de Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Ismael Nery e Flávio de Carvalho, entre outros. O certificado será dado somente a quem comparecer às três palestras. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo endereçoworkshopmodernistas@gmail.com, informando o nome completo, número de identidade e telefone. As inscrições serão confirmadas pela produção do projeto.

Sobre o Modernismo:
O marco mais famoso da implantação do movimento no Brasil foi a Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo. Para Denise Mattar, esse evento, entretanto, mais que o início, foi o encerramento de um ciclo começado com a exposição de Anita Malfatti, em 1917.

“O movimento de renovação das artes, ocorrido na Europa, no final do século XIX, chegou ao Brasil atrasado, misturando Impressionismo, Cubismo e Expressionismo, e tornou-se conhecido como Modernismo” explica Denise. “Após a Semana de 22, Mário de Andrade e Oswald de Andrade foram mentores dos movimentos Pau-Brasil (1924) e Antropofágico (1928), que levantaram a questão da identidade nacional como uma bandeira. Artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, e Villa-Lobos incorporaram, de forma brilhante, a brasilidade às suas obras”, completa.

Programação:
Workshop “No tempo dos Modernistas”
Data: de 7 a 9 de maio de 2013 (terça-feira a sexta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Palestrante: Denise Mattar

Palestra “Gênese”
Data: 7 de maio de 2013 (terça-feira)
Temas abordados: O cenário intelectual no final do século XIX na Europa, Rio de Janeiro e São Paulo; A Escola Nacional de Belas Artes e os Salões; Museu Nacional de Belas-Artes e Pinacoteca de São Paulo; Exposição Anita Malfatti (1917); Monteiro Lobato; Lasar Segall; A Semana de 22

Palestra “Descobertas”
Data: 8 de maio de 2013 (quarta-feira)
Temas abordados: O grupo dos cinco; Viagem a Minas Gerais; O Salão Modernista de D. Olivia Penteado; Tarsila e Pau-Brasil; Manifesto Antropofágico; As Margens do Modernismo - Ismael Nery

Palestra “Expansão e Final do ciclo”
Data: 9 de maio de 2013 (quinta-feira)
Temas abordados: O Salão de 1931; As Margens do Modernismo - Flávio de Carvalho; O Clube dos Artistas Modernos e Sociedade Pró-Arte Moderna; Salões de Maio; Grupo Santa Helena - Núcleo Bernardelli; Exposição de 1944 – Belo Horizonte; A criação dos Museus de Arte Moderna - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Serviço:
Workshop “No Tempo dos Modernistas”
Entrada franca
Data: de 7 a 9 de maio de 2013 (de terça a quinta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Inscrições pelo e-mail: workshopmodernistas@gmail.com
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural



Nenhum comentário:

Postar um comentário