domingo, 14 de abril de 2013

Museu Nacional - UFRJ


Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.

Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina.

As exposições no museu atendem aos acervos de: Zoologia, Arqueologia, Etnologia, Geologia, Paleontologia e Antropologia Biológica.

 O museu tem uma chamada Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ (SEMEAR) que  possui um acervo que retrata o cotidiano desta instituição no contexto político, econômico e social brasileiro, bem como revela as suas relações com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras. São documentos que registram os primórdios do trabalho científico no Brasil e as alterações ocorridas no cenário internacional das ciências. Além disso, custodia também diversos arquivos privados pessoais, de cientistas e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário