sexta-feira, 26 de abril de 2013



Entre os dias 25 de abril e 27 de julho, o Instituto Moreira Salles apresenta a exposição Marcel Gautherot – Norte. A mostra, com 30 imagens do fotógrafo francês feitas na Amazônia brasileira entre os anos 1940 e 1970, ocorrerá no Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro (Praia de Botafogo, 316 - Botafogo).


Em 1939, quando chegou ao Brasil pela primeira vez, o parisiense Marcel Gautherot (1910-1996) queria subir e fotografar todo o curso do rio Amazonas. A viagem não foi muito longe, interrompida pela Segunda Guerra Mundial – a mesma guerra que, um ano depois, obrigará o jovem fotógrafo a se radicar no Brasil, seu país de adoção até o fim da vida. No curso das três décadas seguintes, Gautherot voltou repetidamente à Amazônia, fascinado pela paisagem vasta, instável e anfíbia, que desafiava seu olhar europeu e o convidava a uma verdadeira aventura da sensibilidade. O resultado é uma vasta produção de imagens, em que Gautherot a um só tempo trava contato com a nova paisagem brasileira e reflete sobre sua própria memória pictórica ocidental. Ao fazê-lo, Gautherot deixa para trás as fronteiras entre os gêneros fotográficos e cria uma nova síntese de retrato e paisagem, documento e abstração, forma e caos.


Sobre Marcel Gautherot – o fotógrafo nasceu em Paris em 14 de julho de 1910. Radicado no Brasil desde 1940, dedicou-se a viajar por todo o país, registrando com paixão e precisão os aspectos mais variados da vida nacional: das cidades históricas de Minas Gerais às festas populares do Nordeste, da paisagem amazônica à arquitetura modernista do Rio de Janeiro e de Brasília. Gautherot faleceu no Rio de Janeiro, em 8 de outubro de 1996. Em 1999, seu acervo de mais de 25.000 imagens passou a integrar a coleção fotográfica do Instituto Moreira Salles.

Exposição Marcel Gautherot - Norte
Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro
De 25 de abril a 27 de julho de 2013
Praia de Botafogo, 316 - Botafogo
Todos os dias, das 13h às 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário