terça-feira, 12 de agosto de 2014

IMS –RJ promove série de “conversas na galeria” abertas ao público nas exposições em cartaz em sua sede cultural


  
A Coordenação de Pesquisa e Educação do Instituto Moreira Salles irá promover, a partir de 16 de agosto, uma série de encontros nas exposições em cartaz no centro cultural do Rio de Janeiro – São Paulo, fora de alcance, de Mauro Restiffe, e Richard Serra: desenhos na Casa da Gávea. Em “Conversas na galeria”, artistas e críticos de arte, entre outros especialistas, serão convidados para conversas gratuitas e abertas ao público que acontecerão nos espaços expositivos, estimulando o debate em contato com as obras de arte.

O primeiro encontro será no sábado, dia 16 de agosto, às 17h, na exposição São Paulo, fora de alcance. Os convidados serão o próprio artista e o curador da exposição e coordenador de Fotografia Contemporânea do IMS, Thyago Nogueira.

As 18 obras escolhidas para a exposição São Paulo, fora de alcance apresentam a realidade fragmentada do espaço urbano e de seus habitantes. Muito longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual da cidade ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão-livre do Masp e o Museu do Ipiranga. Ampliadas em formatos que variam de 60 centímetros a mais de dois metros de largura, as imagens em preto e branco ganham escala monumental.

No dia 20 de setembro, às 17h, será a vez do crítico de arte e professor da FAU-USP Agnaldo Farias e da arquiteta e coordenadora de Pesquisa e Educação do IMS Ana Luiza Nobre conversarem sobre a obra de Restiffe.

A exposição Richard Serra: desenhos na casa da Gávea também será contemplada com dois encontros. O primeiro acontece dia 23 de agosto, às 17h, com João Masao Kamita, arquiteto e professor do Departamento de História da PUC-Rio. No dia 3 de setembro, às 17h, a conversa será com o também professor do Departamento de História da PUC-Rio e crítico de arte Ronaldo Brito.

Embora Richard Serra seja mais conhecido por suas obras site-specific e por esculturas de grande escala feitas com placas de aço retorcido, o desenho tem sido igualmente importante para ele. Nesta exposição, o artista apresenta a série de importância histórica Drawings after Circuit (1972), feita a partir da famosa escultura Circuit, formada por quatro placas apoiadas e saindo dos cantos de uma sala da Documenta de Kassel, em 1972. Serra explica que os desenhos “registram o que eu vi enquanto me movimentei 360 graus pela sala... Os desenhos são um diagrama da abertura e do fechamento das placas enquanto se caminha entre elas.” Além de Drawings after Circuit, a maioria dos cadernos de anotações expostos na antiga biblioteca da casa mostra esboços feitos durante ou logo depois da instalação de esculturas. O artista nunca faz desenhos preparatórios para uma escultura e considera o ato de desenhar uma atividade totalmente independente do seu trabalho tridimensional.

Programação “Conversas na galeria”

Exposição São Paulo, fora de alcance, de Mauro Restiffe

Sábado, 16 de agosto às 17h
Mauro Restiffe e Thyago Nogueira

Sábado, 20 de setembro às 17h
Agnaldo Farias e Ana Luiza Nobre

Exposição Richard Serra: desenhos na Casa da Gávea

Sábado, 23 de agosto às 17h
João Masao Kamita

Quarta-feira, 3 de setembro às 17h
Ronaldo Brito

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400(21) 3206-2500


Nenhum comentário:

Postar um comentário