terça-feira, 26 de agosto de 2014

IMS-RJ promove seminário gratuito sobre o cineasta Sergei Eisenstein

Entre os dias 9 e 12 de setembro de 2014, o cinema do Instituto Moreira Salles promove o seminário Eisenstein e as artes. O evento abordará as interrelações estéticas com as artes visuais presentes na obra deste cineasta. Os encontros se realizam no âmbito do lançamento da edição brasileira de Notas para uma história geral do cinema, de Eisenstein, resultado da parceria entre seus organizadores Naum Kleiman, Antonio Somaini e François Albera.

Entre os palestrantes, estarão François Albera (da Universidade de Lausanne, autor de Eisenstein e o construtivismo russo e de Modernidade e vanguarda do cinema); Bernd Stiegler (da Universidade de Konstanz, autor deBilder der Photographie); o cineasta Ruy Guerra; e os críticos Mateus Araújo Silva e José Carlos Avellar. Os encontros serão às 15h00 e às 17h30. Em complemento, acontecerão exibições comentadas de O encouraçado Potemkin, Que viva México! Ivan, o terrível parte 2.

Sergei Eisenstein (1898-1948) é certamente um dos grandes nomes da história do cinema. Seu trabalho artístico e teórico revolucionou por completo o debate em torno das imagens em movimento. A proximidade com as vanguardas artísticas da Rússia do início do século XX o colocou no centro do debate da arte moderna. Criador incansável, refletindo e agindo sobre a pintura, o teatro, o circo e o cinema, é uma figura fundamental para entendermos não só o cinema, mas as artes visuais do século XX.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail imsrj@ims.com.br com a indicação de assunto: Eisenstein.

Programação:
Terça 9, 15h: As noções de montagem e a fotografia de vanguarda na Rússia pós-revolucionária.
Com Bernd Stiegler.

Quarta 10, 15h: A prática e a teoria de Eisenstein. Análise de Ruy Guerra, realizador de Os fuzis (1964), A queda(1978) e A ópera do malandro (1986), entre outros.
Quinta 11, 15h: Ivan o terrível, parte 2, de Sergei Eisenstein (URSS, 1946. 88’).
Exibição seguida de debate com José Carlos Avellar.

Quinta 11, 17h30: Eisenstein e o Desenho I.
Com François Albera.

Quinta 11, 20h00: O encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein. Exibição de cópia restaurada e com a música especialmente composta por Edmund Meisel, com supervisão de Eisenstein, para o lançamento do filme na Alemanha (URSS, 1925. 70’).

Sexta 12, 15h: Eisenstein e Glauber.
Com Mateus Araújo Silva e José Carlos Avellar.

Sexta 12, 17h30: Eisenstein e o Desenho II – México.
Com François Albera.

Sexta 12, 20h: Que viva México!, de Sergei Eisenstein, montagem de Grigori Alexandrov (URSS, 1979. 90’).

Nenhum comentário:

Postar um comentário