terça-feira, 12 de agosto de 2014

FICÇÃO E REALIDADE NO PALCO DA CAIXA CULTURAL RIO

Espetáculo “Ensaio” usa referências do cinema clássico para tocar em temas como amor e obsessão


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 14 a 31 de agosto (quinta-feira a domingo), o espetáculo Ensaio,com direção e dramaturgia de Leonardo Moreira, e com os atores Rafael Primot, Maria Helena Chira e Fabricio Licursi no elenco. A peça é assinada pelo autor e diretor Leonardo Moreira, que tem dois prêmios Shell na bagagem, e usa referências do cinema clássico para tocar em temas como amor e obsessão. A metalinguagem entre teatro e cinema, assim como a fronteira entre realidade e ficção permeiam a linguagem do espetáculo.

O elenco é formado por jovens atores, em crescente destaque por suas trajetórias no teatro, cinema e televisão: Maria Helena Chira (idealizadora do projeto, fez participações recentes nas novelas Cheias de Charme e TiTiTiSangue Bom, da Rede Globo); Rafael Primot (com participações em O AstroAs Brasileiras, atualmente no ar em Tapas e Beijos e na direção de Gata velha também mia, com Regina Duarte); e o ator e bailarino Fabricio Licursi (atualmente trabalha nos projetos Galvez, Imperador do Acre e Chalaça, a peça).

Sinopse:
Ensaio narra a história de Marília (Maria Helena Chira) e Artur (Rafael Primot) que se conheceram em uma entrevista. Na ocasião, estava presente também o fotógrafo F. (Fabricio Licursi). Artur é escritor tentando emplacar um roteiro, e enquanto isso, trabalha como jornalista e começa a legendar filmes. Marília é uma atriz de sucesso, e muito parecida com a ex-mulher de Artur, Norma, que também era atriz e cometeu suicídio. Marília e Artur começam a se aproximar, fazendo cenas de filmes que os marcaram. O casal também reproduz sua história, enquanto F. nutre uma obsessão por ela. Enquanto isso, Marília vai se transformando em Norma, para corresponder às expectativas de Artur. Apaixonada, ela aceita ser o papel que ele deseja que ela seja.

A peça brinca, o tempo todo, com a linguagem cinematográfica, desde os textos dos atores, que muitas vezes citam falas de cinema, até as obsessões que os cercam. Cineastas como Hitchcock, Antonioni e Kieslowski são evocados assim como os dramaturgos Arthur Miller e Tennessee Williams. Os personagens estão dentro desse universo dos filmes: Artur é o roteirista que escreve, Marília é a atriz que está na tela, e F. é o fotógrafo que registra as imagens.

Em um roteiro fragmentado, o tempo é também tratado como no cinema, com elipses e flashbacks, tornando-se teatral pela manipulação do cenário giratório, que se transforma em sala, no banheiro de Marília, no quarto de Artur e no cenário do filme que eles estão ensaiando. Misturando referências noir e moderna, a peça coloca em cheque as obsessões e o limite entre realidade e ficção, como até onde alguém pode ser outra pessoa, ou assumir outros papéis que não o de si mesmo.

Leonardo Moreira:
O diretor e dramaturgo é reconhecido pela crítica e público como aposta do teatro contemporâneo. Com seu espetáculo mais recente, O Jardim, ganhou o Prêmio Shell 2011 de melhor texto, além de outras duas indicações (direção e cenário) e o prêmio APCA (direção e texto).  Com o espetáculo anterior, Escuro, ganhou três de suas cinco indicações ao Prêmio Shell 2010 (melhor diretor, texto, cenário, figurino e atriz), arrematando além de cenário e figurino, o importante prêmio de melhor texto.

Ficha técnica:
Direção e dramaturgia: Leonardo Moreira
Elenco: Maria Helena Chira, Rafael Primot e Fabricio Licursi
Cenários: André Cortez
Música original: Marcelo Pellegrini
Iluminação: Marisa Bentivegna
Figurinos: João Pimenta
Vídeos: Fernando Timba
Direção de produção: Marlene Salgado
Produção: Proscênio Produções Artísticas

Assessoria de Imprensa:
Luiz Menna – luizmenna@uol.com.br | (21) 99872-5534 / 2523-0338
Alberto Bardawil – albertobardawil@me.com.br (21) 3627-6369/ 99328-9893

Serviço:
Espetáculo Ensaio
Duração: 60 minutos
Estreia: 14 de agosto de 2014
Temporada: até 31 de agosto de 2014 
(quinta-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Horário: Quinta, sexta e sábado, às 19h30. Domingo, às 18h.
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Capacidade: 100 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: 14 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal 
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário