sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Destaques da programação Festival do Rio 2015 - 10 de outubro (sábado)





CINE ENCONTRO
Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Praça Floriano, 7 – Cinelândia
13h: Sessão do filme “Crônica da demolição” + curta “Pele de Pássaro”, seguida de debate com Eduardo Ades (Diretor), Eva Randolph (Montadora) e Alex Nicolaeff (Arquiteto entrevistado).

Sinopse do filme “Crônica da demolição”: No Centro do Rio de Janeiro, uma praça vazia com um chafariz seco e um estacionamento subterrâneo. Há 40 anos, ali ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro.​
Première Brasil: Competição longa documentário

Sinopse do curta “Pele de Pássaro”: ​​Tuane veste uma fantasia para enfrentar a realidade.
Première Brasil: Competição curta documentário

16h: Sessão do filme “Campo Grande”, seguida de debate com a diretora Sandra Kogut.
Sinopse do filme “Campo Grande”: Certa manhã, duas crianças são deixadas em frente à portaria de um prédio em Ipanema, sem nenhuma explicação a não ser um pedaço de papel com o nome e endereço de Regina, a dona da casa. Em nenhum momento as crianças duvidam que sua mãe voltará para buscá-las. Mas será que ela vai mesmo? A chegada dessas crianças no mundo de Regina – e suas tentativas de lidar com ela – transformará profundamente as vidas de cada uma delas.
Première Brasil: Competição longa ficção

Centro Cultural da Justiça Federal – Avenida Rio Branco, 241 – Centro
16h45: Sessão do filme “A seita” + curta “Imóvel”, seguida debate com André Antônio (Diretor), Dora Amorim (Produtora), Chico Lacerda (Montador), Pedro Neves (Ator)
Sinopse de “A Seita”: ​​2040 foi um ano importante pra mim por duas ra­zões. A primeira é que foi o ano em que eu decidi deixar as Colônias Espaciais e voltar a morar no Recife. A segunda é que foi em 2040 que eu descobri a existência da Seita.​
Première Brasil: Novos Rumos longa

Sinopse de “Imóvel”: Um telefone. Fora isso tudo estava calado na casa. Estávamos com a roupa do corpo. Lembrei-me das plantas, agora já é tarde.
Première Brasil: Novos Rumos curta

EVENTOS ESPECIAIS
Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Mostra Orson Welles in Rio
10h30: Debate no Teatro I
  • ORSON WELLES E O CINEMA NOVO, com Nelson Pereira dos Santos (cineasta / Academia Brasileira de Letras)
  • WELLES, GLAUBER E SGANZERLA, com Joel Pizzini (cineasta)
Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)

Os diretores Nelson Pereira dos Santos e Joel Pizzini falam nesta mesa sobre o impacto e as possíveis ou prováveis influências da obra e da pessoa de Welles no cinema brasileiro. Nelson Pereira dos Santos é um dos nomes maiores do Cinema Novo, diretor de Vidas Secas, e viveu de perto a fase gloriosa da carreira de Orson Welles nos EUA e na Europa. Joel Pizzini, por outro lado, pode falar com autoridade da quase obsessão de Rogério Sganzerla pelo diretor norte-americano, uma vez que Sganzerla é autor de quatro filmes sobre Welles, e Pizzini é justamente o autor do filme Mr. Sganzerla, no qual a figura de Welles é uma espécie de fantasma da ópera.
15h: Debate no Teatro I
  • ‘HELLO AMERICANS!’ WELLES E A POLÍTICA DE BOA VIZINHANÇA, com Darlene Sadlier (Indiana University)
  • IT’S ALL TRUE: WELLES E O BRASIL, com Catherine Benamou (University of California)
Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)

Darlene Sadlier, professora emérita da Indiana University, é renomada brasilianista, tem livros e artigos publicados sobre a Política da Boa Vizinhança, sobretudo Americans All: Good Neighbor Cultural Diplomacy in World War II. Neste evento ela fala em especial sobre os programas de rádio que Welles realizou sobre e no Brasil, Hello Americans!.

Catherine L. Benamou, professora da University of California, escreveu o livro mais importante sobre o maior e mais significativo "fracasso" de Orson Welles: It's All True. Neste evento, vai apresentar fotos feitas durante a filmagem daquele filme no Rio e em outras cidades brasileiras, em 1942.

PROGRAMA GRATUITO
Programão Carioca
Paquetá - Praça de São Roque
19h: Sessão do filme “Os Caras de Pau”.
Sinopse do filme “Os Caras de Pau”: Pedrão e Jorginho são os seguranças de um importante museu que se envolvem em uma grande confusão após serem acusados do roubo do anel mais valioso do mundo. A jóia é uma herança da família da socialite Gracinha de Medeiros. Ninguém parece acreditar que os verdadeiros autores do plano são mafiosos portugueses que agora os perseguem depois que o anel, acidentalmente, vai parar no estômago de Jorginho. Ao mesmo tempo que a dupla tenta escapar dessa perseguição, ainda enfrentam Ninjas com golpes implacáveis. No meio dessa aventura, Pedrão e Jorginho precisam arquitetar um plano para provar sua inocência.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Cinemateca do MAM – Av Infante Dom Henrique, 85 - Flamengo
18h45: Sessão do filme “Irmãs Malditas”, que faz parte da mostra cinema Noir Mexicano.
Sinopse do filme “Irmãs Malditas”: Magdalena e María são irmãs gêmeas que a vida levou por caminhos separados. Enquanto Magdalena ficou viúva de um milionário, María trabalha como manicure. O desespero leva María a matar sua irmã, passando-se por ela, sem imaginar que o destino lhe reserva uma cruel surpresa.
Cinema Noir Mexicano

Cinépolis Lagoon – Avenida Borges de Medeiros, 1424
18h: Sessão do filme “Je Suis Charlie”, documentário sobre o ataque terrorista à redação do jornal francês Charlie Hebdo.

Sinopse do filme “Je Suis Charlie”: ​ O ataque à redação do jornal francês Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, chocou por sua brutalidade. Mas não foi um evento único: nos dois dias seguintes, outros quatro incidentes distintos resultaram em um total de 20 mortos. Paris e o mundo ficaram em choque. Mas as reações aos eventos foram poderosas, dando início a protestos coletivos, nos quais milhões se juntaram em cidades da França, da Europa e das Américas para protestar. Juntando material jornalístico e entrevistas, o filme presta uma homenagem aos 11 jornalistas do Charlie Hebdo que foram mortos no atentado. Toronto 2015.
Panorama do Cinema Mundial

20h15: Sessão de gala do filme “A Floresta que se Move”, com presença de convidados.
Sinopse do filme “A Floresta que se Move”: ​ ​Elias, bem-sucedido executivo de um grande banco privado no Brasil, encontra uma misteriosa bordadeira, que se diz capaz de prever seu futuro e afirma que ele se tornará vice-presidente do banco naquele mesmo dia e, em breve, presidente. Elias conta à sua esposa, Clara, que instigada pelas previsões, sugere a ele que convide o presidente do banco para um jantar na casa deles. A roda da fortuna é ativada e uma sequência de assassinatos é perpetrada pelo casal, deixando um rastro de sangue em seu caminho para o poder, tornando-os algozes e vítimas de seus próprios destinos.​
Première Brasil: Competição longa ficção

21h: Sessão do filme “Rainha do Mundo”, selecionado para os festivais de Berlim e Sundance 2015.
Sinopse de “Rainha do Mundo”: Catherine e Virginia são melhores amigas. No ano passado, Virginia estava mal. Este ano, é Catherine que enfrenta dificuldades. As duas decidem passar uma semana cuidando dos ferimentos uma da outra, em uma casa do lago. O Sol ilumina o lugar, mas algo não está certo; não é apenas a trilha sonora que parece ameaçadora. Os eventos do ano anterior voltam para assombrá-las. Aos poucos, a tensão passa a dar lugar à hostilidade. E o que resta da amizade? O embate entre duas Rainhas do Mundo. Com Elisabeth Moss (Mad Men), do diretor Alex Ross Perry (Cala a boca Philip). Berlim e Sundance 2015.
Panorama do Cinema Mundial

22h30: Sessão de gala dos filmes “Quase Memória” e “Olho-Urubu”, com presença de convidados
Sinopse do filme “Quase Memória”: Carlos é um homem condenado aos desassossegos da memória que encontra-se com ele mesmo em uma dobra de tempo. Carlos jovem está diante do esquecimento de Carlos velho, que já não se lembra sequer do próprio rosto. Recebem um pacote. Mas o pacote parece estranho. O nó que o amarra, o cheiro, a letra no envelope: a encomenda só poderia ter sido enviada por seu pai, Ernesto, morto há anos. Um pai que sempre criou situações inusitadas. Nessa dobra do tempo, há um Carlos que lembra e há um Carlos que esquece, as suas divertidas memórias ao lado desse pai genialmente louco.​
Première Brasil: Competição longa ficção

Sinopse do filme “Olho-Urubu”: A cidade portuária de Santos pelas lentes do estranhamento e absurdo, embaralhando as fronteiras entre cinema, artes visuais e performance. Reali­zado durante o Festival Ibero-Americano de Artes Mirada.
Première Brasil: Competição curta ficção

Estação NET Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
19h: Sessão de gala do filme “A Bela Estação”, com presença de convidados.
Sinopse do filme “A Bela Estação”: ​Delphine tem 23 anos. Filha de fazendeiro, ela ado­ra o clima do campo e trabalhar com a terra, mas as restrições da vida provinciana acabam por levá-la a Paris. Lá ela conhece Carole, uma mulher casada e engajada no movimento feminista. A liberdade e a independência dela encantam Delphine, que pela primeira vez se vê apaixonada por uma mulher. O amor entre as duas faz a vida de Carole virar do avesso. Quando Delphine é obrigada a voltar para sua cidade, Carole decide segui-la. Mas no campo, o casal terá que enfrentar uma realidade bastante diferente. Locarno e Toronto 2015. ​
Panorama do Cinema Mundial

Estação NET Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 605 – Ipanema
19h: Sessão de gala dos filmes “Carmen – Life is a Celebration” e “Dândi Negro – Uma beleza política”, com a presença de convidados.

Sinopse do filme “Carmen – Life is a Celebration”: Ao longo da trajetória de suas vidas, alguns indivíduos tornam-se personalidades públicas, símbolos do sucesso e notoriedade. Neste documentário, Carmen D’Aléssio é quem relata o desenrolar de sua própria história: antes, durante e depois do Studio 54, a lendária casa noturna nova-iorquina, da década de 1970/80, onde Carmen era a relações públicas, em parte a grande responsável pelo sucesso internacional do local. Peruana de origem, vinda de uma família abastada, Carmen trilhou uma história improvável, cheia de alegria, de jovialidade, rumo ao sucesso que a tornaria uma mulher inesquecível.
Itinerários Únicos

Sinopse do filme “Dândi Negro – Uma beleza política”: Do Brooklyn a Joanesburgo, passando pelo Caribe e pela Europa, ao longo dos últimos anos, tem havido uma tendência perceptível nas paisagens urbanas de todo o planeta – a ascensão do Dândi Negro global. Um Dândi Negro pode ser definido como um cavalheiro autoestilizado que se apropria intencionalmente da moda europeia clássica a partir das estéticas e das sensibilidades da diáspora africana. Um rebelde cujo estilo e identidade são geralmente uma contradição e provocação aos estereótipos, categorias e ideias que a sociedade tem sobre ele e, em alguns casos, ela.
Itinerários Únicos

Kinoplex São Luiz – Rua do Catete, 311 – Catete
21h15: Sessão do filme “H.”, com a presença da diretora Rania Attieh.
Sinopse do filme “H.”:​Duas mulheres chamadas Helena vivem em Troia, Nova York. Enquanto uma Helena, com cerca de 70 anos, vive com seu marido Roy e cuida de uma boneca estranhamente realista como se fosse um bebê de verdade, a outra está grávida e forma uma dupla de sucesso no mundo das artes plásticas ao lado de seu namorado, Alex. Ao longo de quatro capítulos, somos apresentados a suas vidas, que são mudadas para sempre quando um meteorito atinge a cidade. As duas Helenas agora serão obrigadas a conviver com uma série de eventos misteriosos. Veneza 2014, Sundance e Berlim 2015.​
Expectativa 2015

Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete
18h: Sessão do filme “Istambul: Crônica de uma revolta”, com a presença de convidados.
Sinopse do filme “Istambul: Crônica de uma revolta”: Há dois anos, no verão de 2013, milhares de jovens turcos de diferentes convicções políticas se juntaram para protestar contra a destruição do parque Gezi, em Istambul. O que começou como uma manifestação contra um projeto imobiliário logo se transformou em protesto contra a política do governo do presidente Recep Tayyip Erdoğan. A polícia reprimiu os manifestantes com violência, tanto no parque Gezi quanto na praça Taksim, logo ao lado. Este documentário é dirigido por duas jovens turco-alemãs que estavam presentes e que, pondo suas próprias vidas em risco, filmaram tudo o que viram.

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Praça Floriano, 7 – Cinelândia
19h15: Sessão do filme “Anomalisa”, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2015.

Sinopse do filme “Anomalisa”: Michael Stone, marido, pai e respeitado autor de “Como posso ajudá-lo a ajudá-los?”, é um homem incomodado com a rotina da sua vida. Durante uma viagem para Cincinnati, onde está programado para dar uma palestra, ele se surpreende ao descobrir uma possível escapada de seu desespero: Lisa, uma despretensiosa representante de vendas, que pode ou não ser o amor de sua vida. Uma jornada em stop motion, sombriamente cômica e surreal, dirigida por Charlie Kaufman e Duke Johnson. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2015.
Panorama do Cinema Mundial

21h30: Sessão de gala do filme “Os 33”, com presença de convidados.
Sinopse do filme “Os 33”: Chile, agosto de 2010. Após um deslizamento de terra, 33 mineiros ficam presos no interior da mina de San José, a 700 metros de profundidade. Nos primeiros 17 dias, eles ficam incomunicáveis com o mundo exterior para o desespero dos familiares. Faminto, o grupo divide alguns pacotes de bolacha e latas de atum, até que conseguem dar indícios de que estão vivos. É o início de uma operação de resgate que levaria mais de dois meses para ser concluída. A história real de 33 heróis em um dos episódios mais marcantes do nosso século. Com Antonio Banderas, Rodrigo Santoro e Juliette Binoche. ​
Panorama do Cinema Mundial

23h59: Sessão do filme “O conto dos contos”
Sinopse do filme “O conto dos contos”:  ​Era uma vez três reinos vizinhos onde viviam reis e rainhas, príncipes e princesas, em seus maravilhosos castelos. Um rei libertino, outro cativado por um estranho animal, uma rainha obcecada pelo desejo de ter filhos, feiticeiros e fadas, monstros temíveis, bichos-papões e velhas lavadeiras, saltimbancos e cortesãos são os heróis desta interpretação livre dos célebres contos de Giambattista Basile, em uma subversão das histórias que habitam o imaginário infantil. Do diretor Matteo Garrone (Gomorra), com Salma Hayek e Vincent Cassel. Selecionado para a competição do Festival de Cannes.​
Panorama do Cinema Mundial

Para a programação completa, acesse festivaldorio.com.br e riomarket.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário