domingo, 4 de outubro de 2015

Destaques da programação Festival do Rio 2015 - 5 de Outubro (segunda)



CINE ENCONTRO
Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro - Praça Floriano, 7 - Cinelândia

13h: Sessão de “Boi Neon”, seguida de debate com elenco e produção.

Sinopse de “Boi Neon”: ​Nos bastidores de um grande evento rural chamado Vaquejada, Iremar prepara o boi para entrar na arena, onde, puxado pelo rabo, será derrubado no chão. Enquanto limpa os rabos dos bois no curral, Iremar cultiva seu desejo de ser estilista e trabalhar na indústria da confecção de roupas. Movido pelas transformações econômicas aceleradas da região, o filme narra de forma sensorial e impactante a dimensão corpórea de homens e animais em meio ao universo surreal do agronegócio.
Mostra Première Brasil: Competição nacional ficção 

EVENTOS ESPECIAIS
Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeira de Março, 66 - Centro
15H: Talent Press Rio – Construindo uma crítica em português: mesa redonda sobre a crítica cinematográfica nos países lusófonos, com o apoio da Berlinale Talent Press e do Instituto Goethe.

Com Victor Lopes (cineasta/Moçambique), Oliver Baumgarten (Berlinale Talent Press/Alemanha), Miguel Hurst (ator/Angola), Flávia Guerra (crítica de cinema/Brasil) e Kathleen Gomes (jornalista/Portugal).
Mediação: José Carlos Avellar (jornalista e crítico de cinema/Brasil)

PROGRAMA GRATUITO
Cine Maison – Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – Centro
A partir de 13h: Especial Michel Gondry com a exibição dos filmes:
13h - O espinho do coração (França, 2009)
15h - Sonhando acordado (França/Itália 2006)
18h - A espuma dos dias (França/Bélgica, 2013)
20h - Micróbio e Gasolina (França, 2015)

Espaço BNDES – Ave. República do Chile, 100. Subsolo – Centro.
12h30 - Cauby – Começaria tudo outra vez (Brasil, 2013)
18h30 - 7 caixas (Paraguai, 2012)

Escola de Cinema Darcy Ribeiro – R. da Alfândega, 5 – Centro
Histórias de transformação: mostra do cinema polonês
14h - Como ser amada (Polônia, 1962)
16h - Como viver (Polônia, 1977)

RIO MARKET
Sede do Festival do Rio – Av. Rui Barbosa, 762.
14h30: Workshop / master class :: quanto custa a mágica de uma superprodução? – produção executiva e criativa em grandes produções, com Iain Smith.

Essa Master Class fará um panorama sobre a produção cinematográfica em larga escala no mundo digital atual; como sobreviver ao "campo de batalha" entre arte e dinheiro; a gestão de recursos humano e técnico no serviço de descoberta e inovação criativas; como o poder do ofício amplia o poder do talento; a proteção, e a contenção, de grandes ambições criativas; live action versus CGI; os princípios da liderança na administração da produção cinematográfica.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Première Latina
Estação NET Botafogo 1- Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
19h: sessão do filme “Allende meu avô Allende”, com a presença da diretora Marcia Tambutti Allende.

Sinopse do filme “Allende meu avô Allende”: ​Marcia quer mudar o hábito de família de não falar sobre a tragédia que os atingiu no passado. Há 35 anos, um golpe de Estado derrubou seu avô, Salvador Allende, o primeiro presidente socialista eleito democraticamente. Agora, ela acredita que é hora de recuperar as memórias e imagens de sua vida arrebatadas durante o golpe. Um passado íntimo ainda segue desconhecido, enterrado pela transcendência política que se tornou a figura de Allende, pelo exílio e pela dor da família. O significado de um silêncio mantido durante décadas. Vencedor do Olho de Ouro na Quinzena dos Realizadores 2015.​

Première Brasil
Cinépolis Lagoon - Avenida Borges de Medeiros, 1424 - Leblon
18h: sessão do filme “Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro”, de Geneton Moraes Neto, com presença de convidados.

Sinopse o filme “Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro”: Um documentário sobre Glauber Rocha – mas não trata de cinema. Trata de política, trata do Brasil. O filme parte da grande polêmica que Glauber Rocha provocou ao declarar publicamente apoio ao projeto de “abertura política” conduzido pelo general Ernesto Geisel.​
Mostra Première Brasil: Competição longa documentário

20h15: sessão do filme “André Midani – do Vinil ao Download”, de Andrucha Waddington e Mini Kerti, com a presença de convidados.

Sinopse do filme “André Midani – do Vinil ao Download”: ​Baseado na autobiografia de André Midani, o longa revela acontecimentos fundamentais da música brasileira a partir da vida e das relações do executivo da indústria fonográfica, responsável por moldar carreiras exemplares e pelo crescimento da área no Brasil entre 1950 e os anos 2000. Sua história é contada através de diversos encontros informais acompanhados de jam sessions realizadas na casa do próprio André, com artistas, intelectuais e jornalistas que o influenciaram e foram influenciados por ele; encontros que trouxeram inúmeros frutos, materiais e imateriais, à cultura do país.​

Mostra Première Brasil: Hors Concours documentário

22h30: sessão do filme “Califórnia”, de Marina Person, com a presença de convidados.

Sinopse do filme “Califórnia”: ​O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.​
Mostra Première Brasil: competição nacional ficção

22h30: sessão do filme “Cumeira”, de Diego Benevides, com a presença de convidados.
Sinopse do filme “Cumeira”: ​O operário, a obra e a busca por recompensa.​
Mostra Première Brasil: competição curta documentário

Para a programação completa, acesse festivaldorio.com.br e riomarket.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário