terça-feira, 24 de março de 2015

NEWSLETTER JARDIM BOTÂNICO - RJ

cabeçalho
Coordenação da Flora do Brasil Online 2020 divulga edital para submissão de propostas de monografias
O edital para submissão de propostas de monografias para a Flora do Brasil Online 2020 (FBO 2020) está aberto de 10 de março a 30 de junho de 2015. O projeto reunirá, pela primeira vez em mais de um século, o conhecimento sobre a flora do Brasil, com descrições, chaves e ilustrações.
 
Podem se candidatar pesquisadores com experiência comprovada em Sistemática Vegetal e Micológica, com propostas individuais ou coletivas.
 
O objetivo do projeto é consolidar uma flora nacional, incluindo algas, fungos e plantas, em uma plataforma que possa ser integrada com a Flora do Mundo Online (World Flora Online - WFO). Esse objetivo engloba também o cumprimento de acordos internacionais assinados pelo Brasil, atendendo a metas da Estratégia Global para Conservação de Plantas/Convenção da Diversidade Biológica (GSPC/CDB).
 
Acesse:
 
 
 
Jardim Botânico promove painel sobre políticas públicas de gênero
 
"Implementação de políticas públicas para as mulheres: Pequim+20: Empoderar as mulheres, empoderar a humanidade. Imagine!" é o tema do painel que o Jardim Botânico do Rio promove no Museu do Meio Ambiente, na sexta-feira, 20 de março, das 9h30 às 12h30.
 
As palestrantes são Ana Caroline Querino, gerente de Programas e coordenadora das Ações de Pequim+20 ONU Mulheres do Brasil; Ana Rocha, secretária de Políticas para as Mulheres da cidade do Rio de Janeiro; Beatriz Helena Matté Gregory, coordenadora-geral de Direitos do Trabalho das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; e Vania Somavilla, diretora-executiva de Recursos Humanos, Saúde e Segurança, Sustentabilidade e Energia da Vale.
 
Lançamento de livro sobre Burle Marx 
 
Ainda no dia 20, às 18h30, também no Museu do Meio Ambiente, dentro da programação do Mês da Mulher, a paisagista Ana Rosa de Oliveira (Laboratório da Paisagem/JBRJ) lança o livro "Paisagens particulares: Jardins de Roberto Burle Marx (1940-1970)”.
 
No livro, a autora analisa cinco jardins que pontuam importantes mudanças ao longo da trajetória do paisagista. O lançamento também faz parte das ações do JBRJ em comemoração pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
 
O endereço do Museu do Meio Ambiente é Rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.
 
 
Inscrições abertas para curso de Ilustração Botânica I
 
A Escola Nacional de Botânica Tropical recebe inscrições, até 2 de abril, para o curso de extensão Ilustração Botânica I. O curso não tem pré-requisitos e é aberto ao público em geral. Nas aulas, os alunos aprendem as técnicas de grafite e bico de pena para representar espécimes vegetais a partir da observação, com o auxílio de binocular e câmara clara.
 
São oferecidas duas turmas, uma no turno da manhã, das 9h às 12h, e outra à tarde, das 14h às 17. As aulas vão de 7 de abril a 7 de julho, às terças e quintas-feiras.
 
 
O endereço da ENBT é Rua Pacheco Leão, 2040, Horto, Rio de Janeiro
 
 
Presidente do JBRJ recebe Prêmio Excelência Mulher 2015
 
A presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo, recebe o Prêmio Excelência Mulher 2015. O evento oficial da cidade de São Paulo homenageia 50 mulheres que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para uma sociedade melhor. Samyra Crespo é também presidente executiva da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade.
 
A solenidade acontece em 24 de março, às 19h, no Teatro do SESI – Sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O Prêmio Excelência Mulher foi criado em 2005 pela Fraternidade Aliança Aca Laurência e é apoiado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) – Diretoria Distrital Sul.
 
 
O legado musical de nossos avós no palco do Teatro Tom Jobim
 
Quatro histórias fantasiosas contadas e cantadas pelo grupo Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí compõem o espetáculo “Presente de Vô”, que estará em cartaz no Teatro Tom Jobim nos dias 21 e 22 de março.
 
Cirandas guaranis, cantigas de ninar africanas, batuques das avós do Vale do Jequitinhonha, aleluias misturadas a vozes indígenas, canções do folclore português, composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento, além de músicas recolhidas por Mário de Andrade em suas andanças pelo país e outras compostas especialmente para o espetáculo levam o público a uma viagem afetiva pelas raízes da cultura musical brasileira.
 
Apresentações no sábado, 21 de março, às 20h,e no domingo, dia 22, às 17h e às 20h. Ingressos a R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia), à venda na bilheteria do teatro ou peloIngresso.com.
 
O Teatro Tom Jobim fica na Rua Jardim Botânico, 1008.
 
 
Vem aí: O Museu do Meio Ambiente comemora a cidade: A cidade: desastre ambiental ou natural?, com Gustavo Martinelli (JBRJ) e Lise Fernanda Sedrez (UFRJ). Dia 8 de abril, das 9h30 às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário