quarta-feira, 9 de abril de 2014

Última semana para visitar as exposições de Luigi Ghirri e Araújo Porto-Alegre no IMS-RJ


 O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro encerra no dia 13 de abril as exposições Luigi Ghirri. Pensar por imagens e Araújo Porto-Alegre: singular & plural.

Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura

A primeira grande retrospectiva do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (Scandiano, Reggio Emilia, 1943-1992) no Brasil. Dono de uma vasta produção e de um talento incomum para explorar a linguagem fotográfica, Ghirri foi uma figura fundamental da cena artística italiana, mas somente apenas depois de sua morte começou a ser redescoberto e consagrado pelo mundo.
A exposição é uma das maiores já realizadas sobre o fotógrafo e foi organizada segundo três caminhos centrais ao seu universo: a investigação dos ícones visuais que povoam o mundo contemporâneo; uma releitura da paisagem italiana, baseada num profundo conhecimento da história da arte; e uma indagação sobre os modos de viver, habitar e perceber o espaço.

Estão expostas quase 300 fotografias, a maior parte delas cópias de época, além de provas de impressão, livros de artista e outros objetos que ajudarão entender a carreira fascinante do fotógrafo que foi também editor, curador e um grande pensador da fotografia.

Araújo Porto-Alegre: singular & plural

A exposição traz cerca de 50 obras do iconógrafo, com destaque para a sua produção gráfica. Foram reunidas aquarelas, esboços, desenhos feitos à grafite e a nanquim. Artista múltiplo, Porto-Alegre atuou também como arquiteto, cenógrafo, crítico, historiador, escritor, jornalista e diplomata. Em busca da totalidade na obra de Porto-Alegre, a exposição também traz textos, poemas e projetos de arquitetura e cenografia.

O objetivo é mostrar a ampla atuação de Araújo Porto-Alegre no universo artístico brasileiro do século XIX e como suas ideias foram fundamentais para a sedimentação de uma cultura nacional.


Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea





Nenhum comentário:

Postar um comentário