quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mostra EM 1964 - IMS-RJ

A mostra Em 1964 faz parte da programação, entre filmes, exposição, debates e shows, do Instituto Moreira Salles para 2014, dedicada ao ano em que se impôs a ditadura militar no Brasil. Todo mês o cinema do IMS exibe filmes que estavam em cartaz na época nos cinemas brasileiros. Este mês serão exibidos Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos, e O Leopardo, de Luchino Visconti, em sessões que serão realizadas entre 1 e 4 de maio.

Em primeiro de maio de 1964, Vidas Secas de Nelson Pereira dos Santos era recebido no Festival de Cannes. “Em 1958 houve uma grande seca e nós subimos o Nordeste, Bahia e Pernambuco, fazendo documentários. Eu e o Hélio Silva, filmando e fotografando”, diz Nelson sobre esse filme inspirado em Graciliano Ramos. “Escrevi uma história sobre o problema da seca, mas não tinha condições pessoais para fazer isso. Era sempre um relato jornalístico. Lembrei-me então de Graciliano: Vidas secas é um depoimento sobre a questão agrária da maior importância; e duradouro, porque coloca o problema da migração e o problema da terra sem dar ênfase à questão da seca: o problema do Nordeste não é o clima, mas a relação de trabalho e o regime de propriedade”.

Um dos principais nomes do cinema italiano, Luchino Visconti, filmou O Leopardo em 1963. O longa-metragem conta a história da transição da nobreza siciliana para o populismo no final do século XIX. Tancredi, sobrinho do Príncipe de Salina e interpretado por Alain Delon,  participa da luta pela unificação da Itália, garantindo a continuidade da influência da sua família no poder e, ao mesmo tempo, a sua própria sobrevivência casando-se com a filha de um latifundiário. Era a velha aristocracia aliando-se à força ascendente da nova época: a burguesia. “A máxima reacionária do príncipe Tancredi – ‘é preciso que as coisas mudem para que tudo continue a ser o mesmo’ – corre como um fio vermelho por toda a extensão de meu filme” disse Visconti no lançamento. “Ao preparar o roteiro e depois ao realizar esse filme pensei também no tempo presente e não só no passado. Estão vivas ainda as palavras do príncipe, pois apesar de algumas modernizações, tudo permanece como antes”.



Não serão realizadas sessões de cinema entre a segunda-feira 5 e a quarta-feira 14 de maio.



PROGRAMAÇÃO:

QUINTA | 01 DE MAIO


20h00 : Vidas Secas
de Nelson Pereira dos Santos (Brasil, 1963. 103’)
Como se morre no cinema
de Luelane Loiola Corrêa (Brasil, 2002. 20‘)


SEXTA | 02 DE MAIO


18h30 : O Leopardo (Il gattopardo)
de Luchino Visconti (Itália, França,1963. 187‘)


SÁBADO | 03 DE MAIO

20h00 : Vidas Secas
de Nelson Pereira dos Santos (Brasil, 1963. 103’)
Como se morre no cinema
de Luelane Loiola Corrêa (Brasil, 2002. 20‘)


DOMINGO | 04 DE MAIO


18h30 : O Leopardo (Il gattopardo)
de Luchino Visconti (Itália, França,1963. 187‘)


Ingressos

MOSTRA (terça a domingo e feriados): R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)


Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com
Sessões para escolas e agendamento de cabines pelo telefone (21) 3284 7417

Disponibilidade de ingressos sujeita à lotação da sala.
Capacidade da sala: 113 lugares


Nenhum comentário:

Postar um comentário