sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Inscrições para edital de seleção de 34 Pontos de Cultura continuam abertas até o dia 13 de outubro


 Prioridade são municípios ainda sem Pontos
 
Os interessados em participar da seleção de 34 Pontos de Cultura no estado ainda podem se inscrever. O prazo de inscrições foi prorrogado até 13 de outubro. O edital é da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com o Ministério da Cultura, e o objetivo é reconhecer instituições da sociedade, sem fins lucrativos, que tenham um mínimo de três anos de atuação no campo da cultura, em áreas que abrangem desde as Culturas Populares - como artesanato e tradição oral - a expressões artísticas - como circo e literatura - passando por Pensamento e Memória e Patrimônio Material. Para inscrever-se ou obter mais informações sobre o edital, basta acessar o portal Cultura.rj  (www.cultura.rj.gov.br), ligar para (21) 2216 8500 (Ramal: 227) ou escrever para gerencia.pontosdecultura@cultura.rj.gov.br.
 
Para esta seleção serão priorizados projetos de instituições com atuação em municípios que não ainda  possuem Pontos de Cultura, ou que possuem muito poucos. Entre os municípios que deverão ter um maior número de instituições contempladas estão Armação dos Búzios, Bom Jesus do Itabapoana, Conceição de Macabu, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Laje do Muriaé, Mendes, Nilópolis, Rio das Ostras, São Fidélis, Seropédica, Trajano de Moraes e Varre-Sai. A distribuição territorial visa a descentralização dos recursos do Programa Cultura Viva no estado do Rio de Janeiro.
 
As 34 instituições selecionadas irão integrar a Rede Estadual de Pontos de Cultura (http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-projeto/rede-de-pontos-de-cultura-do-estado-do-rio-de-janeiro) formada por 196 entidades, conveniadas com a SEC. Cada uma receberá R$ 180 mil ao longo de três anos, que poderão ser utilizados para realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos e outras ações.  
 
Ao integrar a Rede Estadual, os selecionados passam a fazer parte também da Rede Nacional de Pontos de Cultura, tendo, assim, contato com iniciativas culturais de todo o país. Dessa forma, participam de eventos como a Teia Nacional, que reúne todos os Pontos de Cultura do Brasil, e se beneficiam de uma rica troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário