terça-feira, 21 de outubro de 2014

EXPOSIÇÃO CAVERNA KITSCH NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

foto: divulgação

O artista visual Gabriel Centurion retrata um universo próprio com exagero nas cores, pinceladas e mobiliário em mostra inédita

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 30 de outubro a 21 de dezembro de 2014, a exposiçãoCaverna Kitsch, do artista visual paulistano Gabriel Centurion. A mostra apresenta uma pintura-mural, que se estende pelas paredes da galeria, conjugada com 10 pinturas sobre tela em grandes dimensões, mobiliário pessoal do artista e um vídeo, formando um ambiente lúdico e fantástico.

Com curadoria de Ricardo Resende, a exposição reúne a produção mais recente do artista visual, que reflete seu apelo ao exagero e a situações estranhas do cotidiano. A obra de Centurion celebra o universo kitsch, que é caracterizado por objetos de valor estético exagerado ou de “gosto duvidoso”.

O ponto de partida no processo criativo do artista é o que se caracteriza como uma pintura intencionalmente mal feita, que se assemelha à produção de artistas dos anos 80, como Leonilson, Beatriz Milhazes, Daniel Senise entre outros. O universo retratado nas pinturas de Gabriel Centurion, em geral, são imagens virtuais acessadas na internet e projetadas para a tela ou direto para as paredes. O artista cria situações inusitadas e de figuração distorcida. O resultado são pinturas que retratam situações irreais, fantásticas e impensáveis no dia a dia.

“É como se a pintura saísse da parede para o espaço da exposição, tornando-se tridimensional e levando o público a fazer parte dela”, explica o curador.

Gabriel Centurion:
Formado pelo Instituto de Artes da UNICAMP e participante do Ateliê Fidalga - grupo de pesquisa em arte contemporânea que vem expondo os trabalhos dos seus integrantes em diversos locais do Brasil. Recebeu vários prêmios como Salão de Arte Contemporânea Luis Sacilloto,  Santo  André (SP); a Bienal do Sesc e o Salão Victor Meirelles, Florianópolis (SC).

Ricardo Resende:
Curador do Museu Bispo do Rosário, no Rio de Janeiro, Resende é mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Tem carreira centrada na área museológica. Organizou a mostra Leonilson: Sob o Peso dos Meus Amores, em 2012 e dirigiu o Centro Cultural São Paulo.


Serviço:
Exposição Caverna Kitsch
Data30 de outubro a 21 de dezembro de 2014 (terça-feira a domingo)
Horário: 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone(21) 3980-3815
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3980-3096 / 4097

Nenhum comentário:

Postar um comentário