segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ESPETÁCULOS MISTURAM GRAFITE DIGITAL COM DANÇA E MÚSICA NA CAIXA CULTURAL RIO



O adulto VRUM e o infantil Vrumvrumzinho integram som, cores e movimento em apresentações multimídias que envolvem o público

   
Fotos: Victor Pardinho

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 03 a 07 de setembro (quarta-feira a domingo), às 19h, o espetáculo VRUM do grupo paulistano Coletivo DMV22. A apresentação reúne três linguagens em uma ação cênica – música, pintura digital e a dança – para transmitir a sensação da correria e do caos típicos das metrópoles. O espetáculo foi adaptado para o universo das crianças - Vrumvrumzinho - que são convidadas a criar e tirar suas próprias conclusões das histórias contadas. A versão infantil será apresentada nos mesmos dias, às 15h.

A partir da técnica de grafite digital, o palco ganha cores e formas que dialogam com a música e a coreografia. A pintura digital oferece imagens pelas quais é possível viajar. A sonoridade ora ilustra, ora ambientaliza, ora contrapõe, com a intenção de despertar a curiosidade. O movimento constrói objetos, forma figuras e faz dançar o espaço.

“O VRUM é acessível a todos e conecta as pessoas, oferece a oportunidade de interagir e conhecer a dinâmica do palco”, explica Mário Lopes, orientador e diretor do projeto.

O Coletivo DMV22 foi formado em 2010 pelos artistas Achiles Luciano, Mario Lopes e Gabriel Spinosa e vem agregando artistas, a partir de seus processos de criação conjunta, propondo espetáculos multimídia. O Projeto VRUM e Vrumvrumzinho participou do Circuito SESC de Artes 2011 em 20 cidades do Estado de São Paulo, do Festival de Inverno do SESC Araraquara 2011, da Maratona Infantil do Museu da Imagem e Som 2011/2012, da abertura do Festival de Vídeo e Dança do SESC São Carlos 2012, do SESC Pompeia, entre outros eventos.

Em 2013, os artistas receberam uma premiação da Secretaria de Cultura de Munique (Alemanha), que contemplou a realização de uma residência artística de três meses para pesquisas de criação, além da circulação dos espetáculos pela Europa com apresentações em Munique, Feldafing, Viena e Lyon.

Sobre os artistas:
Mario Lopes: diretor do Coletivo DMV22, ator, pesquisador cultural e idealizador e criador de projetos na área artística.
Achiles Luciano: artista visual desde 93, Já atuou como diretor de arte, arte educador, cenógrafo e vem se dedicando cada vez mais às artes plásticas e ao grafite digital (Digital Live Painting).
Marina Massoli: bailarina e atriz, é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Atua como artista criadora dos projetos VRUM e Vrumvrumzinho.
Denilson Oliveira: natural de Salvador (BA), Denilson é baterista e percussionista. Autor dos livros Caminhos de Ritmos Brasileiros (2008) e Deu samba! (2013), iniciou sua carreira musical vivenciando a cultura popular nas ruas da sua cidade.
Victor Pardinho: artista visual e designer. Pesquisa e atua no campo das novas mídias e do vídeo arte utilizando projeções, leds, interatividades e performances, procurando sempre novos meios e novas experiências audiovisuais.
Gabriel Spinosa: desenvolve trilhas sonoras para publicidade, cinema, teatro e dança e foi premiado internacionalmente com a campanha "Why the..." para a marca Camper.


Serviço:
Espetáculo VRUM
Data: de 03 a 07 de setembro de 2014 (quarta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone(21) 3980-3815
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada Franca (os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes do espetáculo)
Lotação: 84 lugares (2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Espetáculo Vrumvrumzinho
Data: 03 a 07 de setembro de 2014 (quarta-feira a domingo)
Horário: 15h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca (os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes do espetáculo)
Lotação: 84 (2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário