segunda-feira, 10 de março de 2014

IMS comemora os 151 anos de Ernesto Nazareth com roda de choro e materialonline sobre o músico



No dia 20 de março, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro realizará o evento Ernesto Nazareth 150+1. Na ocasião dos 151 anos do aniversário de um dos maiores compositores do Brasil, será publicada no site Nazareth 150 anos (ernestonazareth150anos.com.br/) a primeira biografia do músico feita pelo pesquisador Luiz Antonio de Almeida, após 38 anos de trabalho ininterruptos. Também será disponibilizada uma hemeroteca com 100 recortes de jornais publicados até 1943 e o segundo volume de obras de Nazareth em versão melodia e cifra.

Também no dia 20, às 19h, nos jardins do IMS-RJ, será realizada uma roda de choro que executará livremente um repertório escolhido dentre as 120 composições já publicadas nos dois volumes que se encontram disponíveis paradownload no site. Luiz Antonio de Almeida autografará, simbolicamente, sua pesquisa biográfica publicada agora, pela primeira vez e com exclusividade, no site dedicado ao artista.

Sobre a biografia:

Há muito aguardada, esta biografia reserva uma infinidade de detalhes inéditos sobre a carreira e vida do “Chopin brasileiro”. Ela possui dezenas de entrevistas de pessoas que conheceram e conviveram com Nazareth, detalhes sobre a família do músico, suas diversas moradias e empregos como pianista de cinemas e de casas de música, as dificuldades pessoais e curiosidades sobre suas mais de 200 músicas, entre elas, “Odeon”, “Brejeiro” e “Confidências”. O trabalho, com quase 400 páginas, estará disponível na íntegra no site, separado por tópicos e com mecanismo de busca.
Na década de 1980. o pesquisador Luiz Antonio tornou-se próximo dos últimos parentes diretos de Nazareth (o filho Diniz e a sobrinha Julita), tornando-se posteriormente o herdeiro de todo o acervo do compositor, adquirido pelo Instituto Moreira Salles em 2005.
Sobre a hemeroteca:
Outra novidade que o site Ernesto Nazareth 150 apresentará serão as cerca de 100 matérias de jornais e revistas publicadas até 1943 relativas a Ernesto Nazareth, cujas fontes incluem a coleção pessoal do compositor, mantida pelo Instituto Moreira Salles e a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. São matérias com conteúdo raro que ajudam a compreender melhor a carreira do músico. Entre as matérias, constam notícias sobre seu recital na exposição do centenário da abertura dos portos de 1908, sua turnê por São Paulo em 1926, além de textos escritos por pessoas que o conheceram.
Sobre as partituras:
Por fim, anunciamos a publicação, também online, do volume 2 das adaptações em formato melodia e cifra de mais 60 músicas de Ernesto Nazareth feitas por Paulo Aragão e Marcilio Lopes especialmente para o site. A seleção contempla diversas obras-primas do compositor e também pérolas menos conhecidas do grande público. A partir da partitura no formato melodia e cifra é possível fazer arranjos para diversas outras formações, permitindo também uma rápida assimilação pelos grupos de choro, além de constituir excelente material didático. O objetivo destas partituras é fazer com que a obra de Nazareth alcance o maior número de instrumentistas possível.
Roda de choro
Data: 20 de março, às 19h
Entrada franca


Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea


Nenhum comentário:

Postar um comentário