quarta-feira, 26 de março de 2014

Festival Varilux realiza masterclass com o diretor Jean-Pierre Jeunet


AULA ACONTECE NA UFRJ, NO RIO, E NA FAAP, EM SÃO PAULO

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Varilux de Cinema Francês realizará uma masterclass com um renomado diretor francês. Nesta edição, o convidado é o diretor Jean-Pierre Jeunet, mundialmente conhecido por ter dirigido sucessos como “Delicatessen” e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Contando com a parceria da FAAP, em São Paulo a atividade será realizada no dia 8 de abril, às 15h, no auditório 1. Já no Rio de Janeiro, a masterclass acontece no dia 10, às 16h40, no auditório da CPM-ECO/UFRJ. A entrada é franca.

A seleção para a Masterclass se dará mediante o preenchimento da ficha de inscrição no site do festival e ficará sujeita a confirmação de vaga. A prioridade é para estudantes de cinema e cursos relacionados à área. Os alunos da FAAP e da ECO/UFRJ terão uma reserva de vagas, mas também serão disponibilizados lugares para alunos externos. As inscrições estarão abertas no período de 20 de março ao dia 4 de abril.

Sobre o Diretor:
Jean-Pierre Jeunet inicia dirigindo filmes publicitários e videoclipes. Paralelamente, ele dirige com o desenhista Marc Caro curtas-metragens de animação, L' Evasion (1978) Le Manège (1980), Le Bunker de la dernière rafale (1981), todos premiados em inúmeros festivais.

Seu primeiro longa-metragem, Delicatessen (1991) os leva para o centro das atenções recebendo quatro prêmios César. O segundo longa-metragem, A Cidade das Crianças Perdidas (1995) é um conto noir, totalmente inovador para a época no plano dos efeitos especiais.

Em 1997, Jean-Pierre Jeunet recebe a proposta de dirigir o quarto episódio das aventuras de Ellen Ripley,Alien, a Ressurreição. Se separando de Marc Caro, ele vai continuar sua carreira nos EUA.

Em 2000, ele volta à França para filmar O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, que totaliza mais de 8 milhões de entradas. Um triunfo que lhe permite montar, 4 anos depois, a adaptação do livro de Sébastien Japrisot :Eterno Amor, também com Audrey Tautou.
Em 2013, Jeunet se lança na adaptação de outro livro, de Reif Larsen, para dirigir L'Extravagant voyage du jeune et prodigieux T.S. Spivet.

Datas e Locais de realização:
São Paulo:
08/04 às 15h
Auditório 1 - FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado)
150 vagas

Rio de Janeiro:
10/04 às 16h40
Auditório da CPM – ECO/UFRJ
30 vagas
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário