sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Festival de cinema alemão Doku.Arts no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro


Entre os dias 01 e 03 de novembro, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro receberá cinco programas do festival Doku.Arts, realizado em Berlim no mês de setembro. Concebido pelo ator e diretor alemão Andreas Lewin, o festival exibe exclusivamente documentários que tenham como temática central a arte e os artistas de todas as áreas. Entre os filmes apresentados este ano estão Quarto 237, de Rodney Ascher, que analisa a filmagem de "O iluminado", de Stanley Kubrick, e Lucien Hervé, de Gerrit Messiaen, sobre o fotógrafo considerado um dos mais influentes do mundo da arquitetura.

Sobre o festival:

Desde os seus primórdios, o cinema foi fascinado pelas outras artes – a dançarina da serpentina, mágicos, palhaços e atores-acrobatas do teatro popular foram as primeiras figuras transpostas para a telas. Doku.Arts é hoje o único festival europeu devotado exclusivamente à rica produção de filmes (e vídeos) sobre essa área e seus artistas. Numa época em que a crítica de cultura tende cada vez mais a ser mero guia de consumo, o festival se empenha em selecionar filmes que devolvam complexidade ao campo artístico, revelando os contraditórios e inusitados processos geradores dessa arte que nos cerca. Evitando os biopics o festival privilegia produções autorais que abordam o processo criativo dos artistas.

Desde a sua criação em 2006, na cidade de Berlim, o Doku.Arts recebeu convidados como Agnès Varda, Shirin Neshat, Olivier Assayas, Helmut Lachenmann e Bruno Monsaingeon, para citar alguns nomes. Na edição do ano passado, em um programa dedicado ao cinema brasileiro, foram exibidos, A música segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, Ex-isto, de Cao Guimarães, Cildo Meireles, de Gustavo Moura e Os cavalos de Goethe, As férias do investigador e Nervo de prata, de Arthur Omar.

Veja a programação completa:

Novembro Sexta-feira 1

20h00: Doku.Arts: Lucien Hervé, fotógrafo
(Lucien Hervé, photographe malgré lui),de Gerrit Messiae n (Inglaterra, 2008. 74’)


Lucien Hervé (1910-2007) é considerado um dos fotógrafos mais influentes do mundo da arquitetura e suas imagens inspiraram fotógrafos e arquitetos. Amigo de Le Corbusier, suas fotografias se tornaram famosas e, às vezes, revelam uma poesia própria, quase independente dos edifícios fotografados. Hervé viajou o mundo com Le Corbusier que via nele “a alma de um arquiteto”. Ele também fotografou para arquitetos como Marcel Breuer, Oscar Niemeyer e Alvar Aalto e para artistas como Henri Matisse e Fernand Léger.

Novembro, Sábado 2

16h00: Doku.Arts: Tudo isto pode acontecer (All This Can Happen),
de Siobhan Davies e David Hinton (Inglaterra, 2012. 50’)

O conto Um passeio do escritor suíço Robert Walser foi escrito em 1917. Um homem decide abandonar tudo para uma viagem pela floresta, e enquanto descreve sua aventura - de maneira descosturada, por meio de várias digressões - o jovem narrador redescobre a vontade de viver. Como contar essa experiência num filme? Siobhan Davies e David Hinton escolheram voltar-se para o imaginário do período em que a novela foi escrita. Tudo isto pode acontecer resulta da montagem de um sem número de fragmentos de filmes mudos, organizados meticulosamente para espelhar com perfeição a narrativa de Walser.

17h00: Doku.Arts: Lucien Hervé, fotógrafo
(Lucien Hervé, photographe malgré lui). de Gerrit Messiaen (Inglaterra, 2008. 74’)


18h30: Doku.Arts: Harry Dean Stanton: em parte ficção
(Harry Dean Stanton: Partly Fiction),

de Sophie Huber (Suíça, 2012. 77’)

Conhecido como ator coadjuvante de inúmeras produções de Hollywood, Harry Dean Stanton tornou-se realmente famoso pelo personagem Travis do Paris Texas de Wim Wenders (1984), seu único papel de protagonista. Como chegar perto de um ator taciturno que se recusa a falar de seu passado? A atriz suíça Sophie Huber, que vive em Los Angeles, conhece Stanton há mais de 20 anos e conseguiu algo extraordinário: uma espécie de road movie musical em que o ator mantém seus segredos e ao mesmo tempo, cinematograficamente, sugere episódios de sua vida.

20h00: Doku.Arts: Quarto 237

(Room 237), de Rodney Ascher (Estados Unidos, 2012. 104’)

Um dos principais sinais que tornam uma obra clássica é todos concordarem com o fato de ela conter vários e, às vezes, contraditórios significados, de não se esgotar em um único sentido e nem em uma única visão. O documentário de Ascher sobre o clássico filme de terror de Kubrick O iluminado (The Shining, 1980) parte desta suposição. Ele reúne cinco comentaristas com diferentes interpretações do filme e cada um deles nos dá uma visão sutilmente diferente sobre a obra. Somos convidados a acompanhar estas leituras diferentes e decidir caso a caso com o que estamos de acordo ou não.

Novembro, Domingo 3
15h00: Doku.Arts: Kippenberger (Kippenberger - Der Film),
de Jörg Kobel (Alemanha 2005. 75’)
Retrato do artista Martin Kippenberger, sua vida e seus trabalhos documentados ao longo de uma exposição em Dusseldorf. O diretor Jörg Kobel investiga as diferentes atividades do artista, pintor, organizador de happenings e editor de livros, mostrando e comentando alguns de seus trabalhos e ouvindo o que companheiros, admiradores e críticos têm a dizer.

17h00: Doku.Arts: Tudo isto pode acontecer (All This Can Happen),
de Siobhan Davies e David Hinton (Inglaterra, 2012. 50’)

18h00: Doku.Arts: Quarto 237
(Room 237), de Rodney Ascher (Estados Unidos, 2012. 104’)

20h00: Doku.Arts: Harry Dean Stanton: em parte ficção (Harry Dean Stanton: Partly Fiction), de Sophie Huber (Suíça, 2012. 77’)



Ingressos
para todas as sessões de terça a domingo:
R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Passaporte:
Com validade para 10 sessões pode ser adquirido na recepção no valor de R$ 40,00

Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
CEP: 22451-040. Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3284-7400; Fax: (21) 2239-5559
De terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
www.ims.com.br
Ambiente WiFi

Acesso a portadores de necessidades especiais
Estacionamento gratuito no local
Capacidade da sala: 113 lugares
Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala
O cinema do IMS funciona de terça a domingo





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