Entre
os dias 01 e 03 de novembro, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro
receberá cinco programas do festival Doku.Arts,
realizado em Berlim no mês de setembro. Concebido pelo ator e diretor alemão
Andreas Lewin, o festival exibe exclusivamente documentários que tenham como
temática central a arte e os artistas de todas as áreas. Entre os filmes apresentados
este ano estão Quarto 237, de Rodney
Ascher, que analisa a filmagem de "O
iluminado", de Stanley Kubrick, e Lucien
Hervé, de Gerrit Messiaen, sobre o fotógrafo considerado um dos mais
influentes do mundo da arquitetura.
Sobre o festival:
Desde os
seus primórdios, o cinema foi fascinado pelas outras artes – a dançarina da
serpentina, mágicos, palhaços e atores-acrobatas do teatro popular foram as
primeiras figuras transpostas para a telas. Doku.Arts é hoje o único festival europeu devotado exclusivamente à
rica produção de filmes (e vídeos) sobre essa área e seus artistas. Numa época
em que a crítica de cultura tende cada vez mais a ser mero guia de consumo, o
festival se empenha em selecionar filmes que devolvam complexidade ao campo
artístico, revelando os contraditórios e inusitados processos geradores dessa
arte que nos cerca. Evitando os biopics
o festival privilegia produções autorais que abordam o processo criativo dos
artistas.
Desde a sua
criação em 2006, na cidade de Berlim, o Doku.Arts
recebeu convidados como Agnès Varda, Shirin Neshat, Olivier Assayas, Helmut
Lachenmann e Bruno Monsaingeon, para citar alguns nomes. Na edição do ano
passado, em um programa dedicado ao cinema brasileiro, foram exibidos, A música segundo Tom Jobim, de Nelson
Pereira dos Santos, Ex-isto, de Cao Guimarães , Cildo Meireles, de Gustavo Moura e Os cavalos de Goethe, As férias do investigador e Nervo de prata, de Arthur Omar.
Veja a programação
completa:
Novembro Sexta-feira 1
20h00: Doku.Arts: Lucien Hervé, fotógrafo
(Lucien Hervé,
photographe malgré lui),de Gerrit Messiae n (Inglaterra, 2008. 74’ )
Lucien Hervé
(1910-2007) é considerado um dos fotógrafos mais influentes do mundo da
arquitetura e suas imagens inspiraram fotógrafos e arquitetos. Amigo de Le
Corbusier, suas fotografias se tornaram famosas e, às vezes, revelam uma poesia
própria, quase independente dos edifícios fotografados. Hervé viajou o mundo
com Le Corbusier que via nele “a alma de um arquiteto”. Ele também fotografou
para arquitetos como Marcel Breuer, Oscar Niemeyer e Alvar Aalto e para
artistas como Henri Matisse e Fernand Léger.
Novembro, Sábado 2
16h00: Doku.Arts: Tudo isto pode acontecer (All This Can Happen),
de Siobhan Davies e
David Hinton (Inglaterra, 2012. 50’ )
O conto Um
passeio do escritor suíço Robert Walser foi escrito em 1917. Um homem decide
abandonar tudo para uma viagem pela floresta, e enquanto descreve sua aventura
- de maneira descosturada, por meio de várias digressões - o jovem narrador
redescobre a vontade de viver. Como contar essa experiência num filme? Siobhan
Davies e David Hinton escolheram voltar-se para o imaginário do período em que
a novela foi escrita. Tudo isto pode acontecer resulta da montagem de um sem
número de fragmentos de filmes mudos, organizados meticulosamente para espelhar
com perfeição a narrativa de Walser.
(Lucien Hervé,
photographe malgré lui). de Gerrit Messiaen (Inglaterra, 2008. 74’ )
18h30: Doku.Arts: Harry Dean
Stanton: em parte ficção
(Harry Dean
Stanton: Partly Fiction),
de Sophie Huber (Suíça, 2012. 77’ )
Conhecido como ator coadjuvante
de inúmeras produções de Hollywood, Harry Dean Stanton tornou-se realmente
famoso pelo personagem Travis do Paris Texas de Wim Wenders (1984), seu
único papel de protagonista. Como chegar perto de um ator taciturno que se recusa
a falar de seu passado? A atriz suíça Sophie Huber, que vive em Los Angeles , conhece
Stanton há mais de 20 anos e conseguiu algo extraordinário: uma espécie de road
movie musical em que o ator mantém seus segredos e ao mesmo tempo,
cinematograficamente, sugere episódios de sua vida.
20h00: Doku.Arts: Quarto 237
(Room 237), de Rodney Ascher (Estados Unidos, 2012. 104’ )
Um dos principais sinais que tornam uma obra
clássica é todos concordarem com o fato de ela conter vários e, às vezes,
contraditórios significados, de não se esgotar em um único sentido e nem em uma
única visão. O documentário de Ascher sobre o clássico filme de terror de
Kubrick O iluminado (The Shining, 1980) parte desta suposição.
Ele reúne cinco comentaristas com diferentes interpretações do filme e cada um
deles nos dá uma visão sutilmente diferente sobre a obra. Somos convidados a
acompanhar estas leituras diferentes e decidir caso a caso com o que estamos de
acordo ou não.
Novembro, Domingo 3
15h00: Doku.Arts: Kippenberger
(Kippenberger - Der Film),
de Jörg Kobel (Alemanha 2005. 75’ )
Retrato do artista Martin
Kippenberger, sua vida e seus trabalhos documentados ao longo de uma exposição em Dusseldorf. O
diretor Jörg Kobel investiga as diferentes atividades do artista, pintor,
organizador de happenings e editor de livros, mostrando e comentando alguns de
seus trabalhos e ouvindo o que companheiros, admiradores e críticos têm a
dizer.
17h00: Doku.Arts: Tudo isto pode acontecer (All This Can Happen),
de Siobhan Davies e
David Hinton (Inglaterra, 2012. 50’ )
18h00: Doku.Arts: Quarto 237
(Room 237), de Rodney Ascher (Estados Unidos, 2012. 104’ )
20h00: Doku.Arts: Harry Dean Stanton: em parte ficção (Harry Dean Stanton: Partly Fiction), de Sophie Huber (Suíça, 2012.77’ )
20h00: Doku.Arts: Harry Dean Stanton: em parte ficção (Harry Dean Stanton: Partly Fiction), de Sophie Huber (Suíça, 2012.
Ingressos
para todas
as sessões de terça a domingo:
R$ 16,00
(inteira) e R$ 8,00 (meia)
Passaporte:
Com
validade para 10 sessões pode ser adquirido na recepção no valor de R$ 40,00
Instituto
Moreira Salles
Rua Marquês
de São Vicente, 476, Gávea
CEP:
22451-040. Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21)
3284-7400; Fax: (21) 2239-5559
De terça a
sexta, das 13h às 19h
Sábados,
domingos e feriados, das 13h às 18h
www.ims.com.br
Ambiente WiFi
Acesso a
portadores de necessidades especiais
Estacionamento
gratuito no local
Capacidade da
sala: 113 lugares
Ingressos e
senhas sujeitos à lotação da sala
O cinema
do IMS funciona de terça a domingo
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