segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aliança Francesa, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e Institut Français apresentam I Mostra de Animação Francesa


APENAS COM TÍTULOS INÉDITOS, MOSTRA REÚNE 15 LONGAS-METRAGENS COM FOCO NO TRABALHO DOS RENOMADOS JEAN-FRANÇOIS LAGUIONIE, JACQUES-RÉMY GIRERD E MICHEL OCELOT, ALÉM DE CURTAS-METRAGENS RECENTES E PREMIADOS, A PARTIR DE 25 DE OUTUBRO, EM BOTAFOGO


Fundador do estúdio La Fabrique, Jean-François Laguionie venceu a Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem no Festival de Cannes com “A Travessia do Atlântico em um Barco à Remo” (“La Traversée de l'Atlantique à la rame”), em 1979; o diretor Jacques-Rémy Girerd fundou o não menos importante estúdio Folimage; já Michel Ocelot, além de ter sido presidente da International Animated Film Association, já foi premiado com César (“A Lenda do Pobre Corcunda”/ “La Légende du pauvre bossu”, 1982) e Bafta (“Os Três Inventores”/”Les Trois inventeurs”, 1980).

Juntem-se a eles a nova – e talentosa – geração de nomes como Bastien Dubois (“Madagascar, Caderno De Viagem”/ “Madagascar, Carnet de Voyage”, indicado ao Oscar 2011 na categoria Melhor Curta de Animação), Serge Avedikian (vencedor da Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem em Cannes 2010 com “História de Cão”/ “Chienne d'histoire”) e temos a I Mostra de Animação Francesa. Uma parceria entre a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o e Institut Français, a mostra, gratuita, vai ocupar o auditório da Aliança Francesa de Botafogo, nos dias 25, 28, 29, 30 e 31 de outubro.

“Além de se tratarem de artistas reconhecidos internacionalmente, é uma programação diversificada, unindo tradicionais animadores franceses e novos diretores para essa mostra que acontece justamente em outubro, mês das crianças”, explica Jean-Paul Lefevre, Delegado Geral da Aliança Francesa no Brasil. “Mas, claro, são filmes para todas as idades”, completa.

Reunindo filmes de variados formatos, a mostra será aberta no dia 25 com a exibição do longa-metragem “Aprovado Para Adoção”/ “Couleur de Peau: Miel” (Bélgica / França, 2012), de Jung e Laurent Boileau, Prêmio do Público no tradicional Festival de Animação de Annecy 2012. Outro destaque é o filme “O Quadro”/ “Le Tableau” (Bélgica / França / Suíça, 2011), último longa dirigido por Jean-François Laguionie até hoje, e que mistura animação e live action.

Serviço:
Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e e Institut Français apresentam:

I MOSTRA DE ANIMAÇÃO FRANCESA
25 de outubro: “Aprovado para adoção” (das 19h às 20h15m)
28 de outubro: Foco “Jean-François Laguionie” (das 19h às 20h35m)
29 de outubro: Curtas-Metragens de Animação Recentes e Premiados (19h às 20h10m)
30 de outubro: Foco Jacques-Rémy Girerd (19h às 21h15m)
31 de outubro: Foco Michel Ocelot (19h às 20h15m)

Local: Aliança Francesa de Botafogo (auditório)
Endereço: Rua Muniz Barreto, 746 – Botafogo
Telefone: 2286-4248 / 2539-4118
Capacidade: 55 lugares
Entrada: livre (por ordem de chegada)

Programação (por dia), classificação indicativa e sinopse abaixo:
25 DE OUTUBRO: “APROVADO PARA ADOÇÃO” (DAS 19H ÀS 20H15M)
CLASSIFICAÇÃO ETARIA: 10 ANOS
APROVADO PARA ADOÇÃO
Couleur de Peau: Miel (Bélgica / França, 2012).
De Jung, Laurent Boileau. Animação em cores. Duração 74’.
Aos cinco anos, Jung foi achado nas ruas de Seul por um policial. Encaminhado para adoção, ele foi morar com uma família na Bélgica, onde cresceu e se tornou cartunista, sem jamais retornar ao seu país de origem. Aos 42 anos, ele decide revisitar Seul. Misturando animação e documentário, o diretor cria uma jornada autobiográfica na qual relembra sua infância e sua história.
* Festival de Animação de Annecy 2012 – Prêmio do Público e Prêmio UNICEF.
Formato disponível: If Cinéma.

28 DE OUTUBRO: FOCO “JEAN-FRANÇOIS LAGUIONIE” (DAS 19H ÀS 20H35M)
CLASSIFICAÇÃO ETARIA: LIVRE
A TRAVESSIA DO ATLÂNTICO EM UM BARCO À REMO
La Traversée de l'Atlantique à la rame (França, 1978).
De Jean-François Laguionie. Animação em cores. Duração 21’.
No início, eles queriam apenas atravessar o Atlântico.  Entretanto, certas viagens duram toda uma existência e ávida a dois em um espaço reduzido não é fácil. Em um contexto como esse, as aparências acabam por ser reveladas.
* Festival de Cannes 1979 – Palma de Ouro do Curta-Metragem.
Formato disponível: If Cinéma.

O QUADRO
Le Tableau (Bélgica / França / Suíça, 2011).
De Jean-François Laguionie. Animação em cores. Duração 76’.
Um quadro inacabado mostra um castelo cercado por um jardim. Lá vivem três tipos de personagens: os “Todopintados”, que já estão totalmente pintados, se julgam superiores e detêm o poder; os “Pelametades”, com pequenos detalhes sem tinta; e os “Rabiscos”, que são apenas esboços, sofrendo o desprezo e a violência dos primeiros. Ramô, um dos “Todopintados”, apaixonado por Claire, uma “Pelametade”, se junta a outros personagens inconformados com a situação, e sai do quadro à procura do pintor para que ele termine seu trabalho e restaure a harmonia no universo da pintura.
* César 2012 - Indicado ao Prêmio de Melhor Animação.
* Festival do Filme de Animação de Annecy 2012 - Seleção Oficial.
Formato disponível: DVD.
Ficha no site da Cinemateca: http://cinefrance.com.br/acervo/o-quadro-2011

29 DE OUTUBRO: CURTAS-METRAGENS DE ANIMAÇÃO RECENTES E PREMIADOS (19H ÀS 20H10M)
CLASSIFICAÇÃO ETARIA: 10 ANOS
MADAGASCAR, CADERNO DE VIAGEM
Madagascar, Carnet de Voyage (França / 2009).
De Bastien Dubois. Animação em cores. Duração 12’.
Madagascar é um diário de viagem que retrata a jornada de um viajante europeu confrontado na alfândega de Famadihana. As páginas do diário se movem, os desenhos ganham vida e cobrem as paisagens exuberantes de Madagascar antes de sermos apresentados a Malagasy.
* Oscar 2011 – Indicado na categoria de Melhor Curta de Animação.
Formato disponível: If Cinéma

FARD
Fard (França, 2009).
De Luis Briceno. Animação em cores. Duração 12’.
Num futuro próximo, tudo parece limpo e perfeito, mas o que aconteceria se você pudesse ver o que se esconde de baixo da superfície?
Formato disponível: If Cinéma.
Ficha no site da Cinemateca: http://www.cinefrance.com.br/acervo/fard-2009

FUNDO DE GARRAFA
Cul de bouteille (França, 2011).
De Jean-Claude Rozec. Animação em cores. Duração 9’.
A notícia chega, terrível: portador de grave miopia, Arnaud tem que usar óculos. E não quaisquer óculos: uma armação rude que desprende suas orelhas e belisca seu nariz, vidros tão densos que seus olhos parecem apenas dois pequenos pontos pretos. Arnaud prefere bem mais o mundo pouco claro e polimorfo de sua miopia, um mondo povoado por monstros, unicórnios e outras visões que aparecem segundo sua fértil imaginação.
Formato disponível: If Cinéma.

HISTÓRIA DE CÃO
Chienne d'histoire (França, 2010).
De Serge Avedikian. Animação em cores. Duração 15’.
Constantinopla, 1910. Tem vira-lata demais vagabundeando nas ruas da cidade. O governo recém-empossado, influenciado por um modelo de sociedade ocidental, consulta peritos europeus sobre os meios para se livrar de todos esses cachorros, e acaba decidindo sozinho deportar trinta mil cães para uma ilha deserta ao largo da cidade. Através do duplo olhar de uma cadela que acaba de parir e do policial que a prende, segue-se o exílio forçado destes cães cuja maioria vai morrer de fome e de sede.
* Festival de Cannes 2010 – Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem.
Formato disponível: If Cinéma.

EDMOND ERA UM ASNO
Edmond était un âne (Canadá / França, 2012).
De Frank Dion. Animação em cores. Duração 14’.
Edmond não é como todo mundo. Um homem pequeno e tranquilo, Edmond tem uma esposa que ama e um trabalho que faz extraordinariamente bem. Ele é, no entanto, muito ciente de que é diferente. Quando seus colegas de trabalho implicam com ele, coroando-o com um par de orelhas de burro, de repente ele descobre sua verdadeira natureza. E embora chegue a desfrutar sua nova identidade, um abismo sempre crescente abre-se entre ele e os outros.
* Festival de Animação de Annecy 2012 – Prêmio Especial do Júri de Melhor Curta-Metragem.
* César 2013 – Indicação a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Formato disponível: If Cinéma.

DRIPPED
Dripped (França, 2011).
De Léo Verrier. Animação em cores. Duração 8’.
Nova Iorque, 1950. Apaixonado por pintura, Jack saqueia os museus durante o dia. Rouba quadros e os esconde em casa para comê-los! As obras-primas são o seu alimento e o fazem mergulhar num estado de êxtase quando as devora. Porém, por comer demais, os quadros começam a escassear até desaparecer.
Formato disponível: If Cinéma.

30 DE OUTUBRO: FOCO JACQUES-RÉMY GIRERD (19H ÀS 21H15M)
CLASSIFICAÇÃO ETARIA: LIVRE
MEU QUERIDO PLANETINHA
Ma petite planète chérie (França, 2010).
De Jacques-Rémy Girerd. Animação em cores. Duração 44’.
Nove histórias que lidam com a ecologia de uma forma divertida e poética: “A Jornada De Uma Gota D'Água”, “Os seres Perversos”, “A Raiz Mágica”, “A Joaninha e Os Pulgões”, “As Montanhas de Embalagens”, “Os Ouriços Amantes”, “20mm No Subterrâneo”, “Ruídos e Boca Fechada”, “O ar do ar!”
Formato disponível: DVD

MIA E MIGOU
Mia et le Migou (França, 2008).
De Jacques-Rémy Girerd. Animação em cores. Duração 91’.
Mia tem dez anos e mora numa vila pobre na América do Sul. Seu pai, Pedro, teve de deixá-la para trabalhar na construção de um luxuoso hotel no meio da floresta Amazônica. Mas forças ocultas da natureza reagem contra o projeto, e Pedro fica preso em um túnel subterrâneo. Mia tem uma premonição, e decide partir em uma longa e perigosa jornada para salvar seu pai. Para isso, deve atravessar uma floresta amaldiçoada, povoada por diversos seres misteriosos. Enquanto passeia por esse mundo mágico, a menina se depara com as forças da natureza.
*European Film Awards – Melhor Animação.
Formato disponível: If Cinéma.

31 DE OUTUBRO: FOCO MICHEL OCELOT (19H ÀS 20H15M)
CLASSIFICAÇÃO ETARIA: LIVRE
A BELA DAMA E O FEITICEIRO
La Belle fille et le sorcier (França, 1991).
De Michel Ocelot. Animação em cores. Duração 26’.
Uma menina feia e introvertida está entregue a sua própria sorte. Um dia, seu caminho se cruza com o de um feiticeiro "caído do ceú". Ele transforma-a em uma encantadora princesa da Idade Média. Contudo, ele não é capaz de acabar com sua solidão...
Formato disponível: If Cinéma.

A LENDA DO POBRE CORCUNDA
La Légende du pauvre bossu (França, 1982).
De Michel Ocelot. Animação em cores. Duração 8’.
Na Idade Média, uma princesa espera por seu príncipe. Diversos pretendentes ricos se apresentam, oferecendo-a tesouros em frente à uma multidão de curiosos. Um corcunda também tenta chegar à princesa oferecendo unicamente algumas flores, mas é impedido pelos outros pretendentes. Defrontado com o ódio e o desprezo, o corcunda revela o segredo de sua enfermidade para buscar outros horizontes.
* César 1983 – Melhor Curta-Metragem de Animação.
Formato disponível: If Cinéma.

OS TRÊS INVENTORES
Les Trois inventeurs (França 1980).
De Michel Ocelot. Animação em cores. Duração 13’.
Três inventores inventam belas máquinas, mas quando as mostram às pessoas, elas não as querem, e acham que os inventores são bruxos.
* Bafta 1981 – Melhor Curta-Metragem de Animação.
* César 1981 – Indicado a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Formato disponível: If Cinéma

O PRÍNCIPE DAS JÓIAS
Le Prince des joyaux (França, 1991).
De Michel Ocelot. Animação em cores. Duração 26’.
O conto das mil e uma noites coloca em cena um jovem homem que, para poder desposar uma princesa, deve entregar uma montanha de pedras preciosas ao pai da pretendida.

Formato disponível: IfCinéma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário