segunda-feira, 10 de junho de 2013

exposição Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento no IMS

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro abre no dia 14 de junho (sexta-feira), às 19h, a exposição Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento, com 255 obras entre fotografias, fac-símiles de páginas de diários e álbuns, vistas estereoscópicas, autocromos, filmes, todas pertencentes à instituição francesa Donation Lartigue. A curadoria é de Martine d’Astier, diretora da Donation Lartigue, com colaboração de Élise Jasmin. A exposição, inédita no Brasil, chega ao país graças à parceria entre IMS e Donation Lartigue. Na noite de abertura, às 20h, o historiador Mauricio Lissovsky, especialista nas relações entre fotografia e história, fará uma palestra com a participação de Martine d’Astier e de Élise Jasmin. 

Paralelamente à mostra, serão exibidas no IMS-RJ duas cópias recentemente restauradas de dois clássicos do cinema mudo francês: Eu acuso (1918), do diretor Abel Gance – amigo de Jacques Henri Lartigue –, e Nana (1926), de Jean Renoir. O IMS apresenta dois outros filmes desses mesmos autores: A grande ilusão (1938), de Renoir, e A roda (1923), de Gance. A programação dos filmes pode ser encontrada no site www.ims.com.br.

Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento:

Nascido em uma família da alta burguesia parisiense, Jacques Henri Lartigue (1894-1986) ganhou de seu pai sua primeira câmera fotográfica aos oito anos e, até os 92, colecionaria com obstinação os instantes de sua vida, conservados em 135 álbuns diagramados por ele mesmo. Reconhecido tardiamente como um dos maiores fotógrafos do século xx (ainda que se dissesse pintor), foi como amador que Lartigue praticou a fotografia, em forma de crônica íntima, um testemunho deslumbrante do mundo que o cercava. Nesta primeira exposição dedicada a Lartigue no Brasil, sua obra foi revisitada a partir de dois elementos: o ar e a água, seus temas prediletos. A obra fotográfica de Jacques Henri Lartigue é a crônica minuciosa de sua vida: jogos, viagens familiares, retratos de amigos, atividades esportivas. Lartigue capturou com sucesso os instantes mais fugazes, especialmente os corpos e objetos em movimento, saltos e cambalhotas, carros em alta velocidade, aviões voando, quedas e mergulhos.

SERVIÇO :
Abertura: 14 de junho (sexta-feira), às 19h
20h: palestra de Maurício Lissovsky
Visitação: de 15 de junho a 15 de setembro
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca - Classificação livre
De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições.
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

Nenhum comentário:

Postar um comentário