A exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México reúne um amplo panorama do pensamento plástico da artista, e revela a intricada rede e o potente imaginário que se formaram, tendo como eixo sua figura. A exposição, que abrange pinturas, esculturas e fotografias, além de documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens está em exibição na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Abaixo, você confere a entrevista que fizemos com a curadora da exposição.
Reproducción Autorizada por el Instituto Nacional de
Bellas Artes y Literatura, 2015
1 - O que te levou a
montar a Mostra?
O instituto Tomie
Ohtake queria fazer uma exposição sobre Frida Kahlo e outras artistas
mexicanas. Quando eles começaram a discutir a ideia com o Instituto de Belas
Artes no México, fui sugerida como curadora, baseada em uma outra exposição que
fiz: “In Wonderland. The Adventures of Women
Artists in Mexico and the United States” (No mundo das maravilhas. As aventuras de Mulheres
artistas no México e nos Estados Unidos).
O
conceito da curadoria desta exposição é baseada na minha mais recente pesquisa
nos arquivos secretos de Frida Kahlo que proporcionou novos documentos e
informações com as conexões entre Frida e outras mulheres
surrealistas, então essa foi a oportunidade de mostrar seu trabalho com um
diferente contexto, mostra-la como uma figura influente com o mundo da Artes no
México.
2 - Quanto
tempo você levou para preencher as lacunas que gostaria de expor
sobre Frida Kahlo?
Minha
pesquisa começou muitos anos atrás com o trabalho dos Remedios Varo, Leonora
Carrington, Alice Rahon e Kati Horna com várias mostras. Eu comecei a fazer
curadoria em 2008, seguido por um grande projeto em colaboração com o Museu de
Artes de Los Angeles sobre mulheres surrealistas no México e nos Estados
Unidos. A primeira grande exibição explorava as conexões entre artistas
dos dois países que se interessavam em Surrealismo e
as mulheres artistas que viveram no exílio desses
países.
Remedios
Varo Roulotte
(Carricoche),
1955 [Carroção] [Caravan]Óleo
sobre madeira Masonite Oil on masonite
78x80
cm Coleção
Collection of Museo de Arte Moderno de Mexico ©
Varo, Remédios/ AUTVIS, Brasil, 2015.
Dois anos atrás,
eu fui convidada pelo Museu Frida Kahlo para pesquisar no arquivos secretos
dela para uma iminente publicação sobre a amizade dela com outras mulheres
surrealistas. Muitos documentos e novos achados ajudaram na
estrutura da ideia de curadoria para essa mostra.
A maior
dificuldade foi a disponibilidade de trabalhos, especialmente com Frida,
Remedios Varo e Leonora Carrington. Muitos deles, eu quis colocar, mas já
estavam comprometidos com outras exibições.
3 - Qual a sua relação
com as obras dela?
Como historiadora
da Arte e curadora com um interesse especial em artistas mulheres e o movimento
Surrealista. Frida é uma dos meus muitos interesses. Ela foi
inovadora e uma artista criativa de muitas formas, isso é o que eu mais gosto
nela, ela é como outras arestas na mostra, personificada com o ideal do
Surrealismo, a fusão da arte e da vida de forma criativa e libertadora.
4 - Frida Kahlo é uma
artista contemporânea, você acredita que no futuro, suas obras podem
continuar se mantendo nesse segmento?
Se
considerarmos o contexto de História da Arte, ela pertence ao Modernismo de
alguma forma no México, mas ela trabalha nos termos contemporâneos,
isso quer dizer, para uma público contemporâneo. Acho que o
trabalho dela é muito interessante em muitos níveis que
claramente terá continuidade por ser muito atrativo no futuro.
5 - Hoje em
dia a industria de moda expõe claramente as texturas dela,
podemos considerar isso uma vitoria dentro do Feminismo?
Eu não acho que o
seu estilo de moda fala sobre o Feminismo, como individualismo e criatividade.
Ela criou um estilo único e o que eu gosto nela é que Frida Kahlo foi muito feminista
nas suas ideias, em termos de ser intelectualmente igual e nos
direitos das mulheres, porém ela não acreditava que homens e mulheres eram iguais. Quando jovem brincava se vestindo como homem, seu estilo de roupa era
inteiramente feminino. Foi uma grande declaração com o tempo,
quando muitas mulheres acreditavam que para ser tratadas
como homem, elas deveriam se vestir como.
Traje composto Nahua-Zapoteco Nahua-Zapotec
Attire
Blusa nahua de Tianguismanalco, Puebla, México, c.1950; lantejoula
bordada sobre popeline de algodão Saia zapoteca de Santo Domingo
Tehuantepec, Oaxaca, México, 1924; apliques bordados em ponto correntinha com
fios de algodão e babado de organdi Jonguarhikua (faixa) purépecha de
Tarecuato, Michoacán, 2007; algodão tecido em tear de cintura com técnica de brocado
tramado Echarpe mestiça de Santa María del Río, San Luis Potosí, c.1960;
franja de fios de seda tingidos com técnica de ikat, tecida em tear de
cintura Brincos mestiços de Oaxaca de Juárez, Oaxaca, 2013; prata
chapeada, contas e pedras semipreciosas Coleção Collection
of Comisión Nacional para el
Desarrollo de los Pueblos Indígenas (CDI)
Traje composto de Yalalteca e Tehuana Yalaltec and Tehuana
Attire Huipil zapoteco (blusa) de Villa Hidalgo (Yalálag), Oaxaca,
México, c.1960; algodão tecido em tear de cintura com técnica de textura em
relevo, com aplicação de fios de seda Saia zapoteca de Santo Domingo
Tehuantepec, Oaxaca, México, c.1930; apliques bordados com algodão em ponto
correntinha, babado de algodão engomado Colar zapoteco de San Pedro Quiatoni,
Oaxaca, México, séc. XIX; contas de vidro passadas por fio de
algodão Brincos purépechas de Pátzcuaro, Michoacán, c.1940; prata laminada
e coral Coleção Collection
of Comisión Nacional para el
Desarrollo de los Pueblos Indígenas (CDI)
6 - Qual a importância
de Frida Kahlo dentro da Cultura Mundial?
Frida kahlo é
provavelmente a artista mulher mais reconhecida internacionalmente. Desde os
movimentos femininistas, ela foi revindicada como mulher e artista, mas com
muita ênfase na sua liberdade e independência.
Ela
também foi uma das maiores e inovadoras artistas que mudaram completamente a
abordagem da auto-representação na Arte. Sua influencia vai muito além da Arte
Mundial. Ela inspira na moda, na musica e no cinema.
Serviço:
Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México
Entrada franca (as senhas já podem ser retiradas no site frida.ingresse.com; e estarão disponíveis, também, na recepção da CAIXA Cultural a partir de 30 de janeiro)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 1, 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Muito bom !!!!
ResponderExcluir:)
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