quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MOSTRA FRIDA KAHLO - ENTREVISTA COM A CURADORA TERESA ARCQ POR ALÊSHCOLNIK



A exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México reúne um amplo panorama do pensamento plástico da artista, e revela a intricada rede e o potente imaginário que se formaram, tendo como eixo sua figura. A exposição, que abrange pinturas, esculturas e fotografias, além de documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens está em exibição na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Abaixo, você confere a entrevista que fizemos com a curadora da exposição.


 Frida Kahlo Autorretrato con collar, 1933 [Autorretrato com colar][Self-portrait with Necklace] Óleo sobre metal Oil on metal 35x29 cm The Vergel Foundation Foto Photo Gerardo Suter ©2015 Banco de México Diego Rivera & Frida Kahlo Museums Trust. Av. 5 de Mayo No.2, Col. Centro, Del. Cuauhtémoc 06059, México , D.F
Reproducción Autorizada por el Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura, 2015




1 - O que te levou a montar a Mostra? 

O instituto Tomie Ohtake queria fazer uma exposição sobre Frida Kahlo e outras artistas mexicanas. Quando eles começaram a discutir a ideia com o Instituto de Belas Artes no México, fui sugerida como curadora, baseada em uma outra exposição que fiz: “In Wonderland. The Adventures of Women Artists in Mexico and the United States” (No mundo das maravilhas. As aventuras de Mulheres artistas no México e nos Estados Unidos). 

O conceito da curadoria desta exposição é baseada na minha mais recente pesquisa nos arquivos secretos de Frida Kahlo que proporcionou novos documentos e informações com as conexões entre Frida e outras mulheres surrealistas, então essa foi a oportunidade de mostrar seu trabalho com um diferente contexto, mostra-la como uma figura influente com o mundo da Artes no México.

2 - Quanto tempo  você levou para preencher as lacunas que gostaria de expor sobre Frida Kahlo?

Minha pesquisa começou muitos anos atrás com o trabalho dos Remedios Varo, Leonora Carrington, Alice Rahon e Kati Horna com várias mostras. Eu comecei a fazer curadoria em 2008, seguido por um grande projeto em colaboração com o Museu de Artes de Los Angeles sobre mulheres surrealistas no México e nos Estados Unidos. A primeira grande exibição explorava as conexões entre artistas dos dois países que se interessavam em Surrealismo e as mulheres artistas que viveram no exílio desses países. 

Remedios Varo Roulotte (Carricoche), 1955 [Carroção] [Caravan]Óleo sobre madeira Masonite Oil on masonite
78x80 cm Coleção Collection of Museo de Arte Moderno de Mexico  © Varo, Remédios/ AUTVIS, Brasil, 2015.

Dois anos atrás, eu fui convidada pelo Museu Frida Kahlo para pesquisar no arquivos secretos dela para uma iminente publicação sobre a amizade dela com outras mulheres surrealistas. Muitos documentos e novos achados ajudaram na estrutura  da ideia de curadoria para essa mostra. 

A maior dificuldade foi a disponibilidade de trabalhos, especialmente com Frida, Remedios Varo e Leonora Carrington. Muitos deles, eu quis colocar, mas já estavam comprometidos com outras exibições. 

3 - Qual a sua relação com as obras dela?

Como historiadora da Arte e curadora com um interesse especial em artistas mulheres e o movimento Surrealista.  Frida é uma dos meus muitos interesses. Ela foi inovadora e uma artista criativa de muitas formas, isso é o que eu mais gosto nela, ela é como outras arestas na mostra, personificada com o ideal do Surrealismo, a fusão da arte e da vida de forma criativa e libertadora. 

4 - Frida Kahlo é uma artista contemporânea, você acredita que no futuro, suas obras podem continuar se mantendo nesse segmento? 

Se considerarmos o contexto de História da Arte, ela pertence ao Modernismo de alguma forma no México, mas ela trabalha  nos termos contemporâneos, isso quer dizer, para uma público contemporâneo. Acho que o trabalho dela é muito interessante  em muitos níveis que claramente terá continuidade por ser muito atrativo no futuro. 

5 - Hoje em dia  a industria de moda expõe claramente as texturas dela, podemos considerar isso uma vitoria dentro do Feminismo? 

 Eu não acho que o seu estilo de moda fala sobre o Feminismo, como individualismo e criatividade. Ela criou um estilo único e o que eu gosto nela é que Frida Kahlo  foi muito feminista nas suas ideias, em termos de ser  intelectualmente igual e nos direitos das mulheres, porém ela não acreditava que homens e mulheres eram iguais.  Quando jovem brincava se vestindo como homem, seu estilo de roupa era inteiramente feminino. Foi uma grande declaração  com o tempo, quando  muitas mulheres acreditavam  que para ser tratadas como homem, elas deveriam se vestir como. 


Traje composto Nahua-Zapoteco Nahua-Zapotec Attire
Blusa nahua de Tianguismanalco, Puebla, México, c.1950; lantejoula bordada sobre popeline de algodão Saia zapoteca de Santo Domingo Tehuantepec, Oaxaca, México, 1924; apliques bordados em ponto correntinha com fios de algodão e babado de organdi Jonguarhikua (faixa) purépecha de Tarecuato, Michoacán, 2007; algodão tecido em tear de cintura com técnica de brocado tramado Echarpe mestiça de Santa María del Río, San Luis Potosí, c.1960; franja de fios de seda tingidos com técnica de ikat, tecida em tear de cintura Brincos mestiços de Oaxaca de Juárez, Oaxaca, 2013; prata chapeada, contas e pedras semipreciosas  Coleção Collection of Comisión Nacional para el Desarrollo de los Pueblos Indígenas (CDI)

Traje composto de Yalalteca e Tehuana Yalaltec and Tehuana Attire Huipil zapoteco (blusa) de Villa Hidalgo (Yalálag), Oaxaca, México, c.1960; algodão tecido em tear de cintura com técnica de textura em relevo, com aplicação de fios de seda Saia zapoteca de Santo Domingo Tehuantepec, Oaxaca, México, c.1930; apliques bordados com algodão em ponto correntinha, babado de algodão engomado Colar zapoteco de San Pedro Quiatoni, Oaxaca, México, séc. XIX; contas de vidro passadas por fio de algodão Brincos purépechas de Pátzcuaro, Michoacán, c.1940; prata laminada e coral Coleção Collection of Comisión Nacional para el Desarrollo de los Pueblos Indígenas (CDI)

6 - Qual a importância de Frida Kahlo dentro da Cultura Mundial?

Frida kahlo é provavelmente a artista mulher mais reconhecida internacionalmente. Desde os movimentos femininistas, ela foi revindicada como mulher e artista, mas com muita ênfase na sua liberdade e independência. 

Ela também foi uma das maiores e inovadoras artistas que mudaram completamente a abordagem da auto-representação na Arte. Sua influencia vai muito além da Arte Mundial. Ela inspira na moda, na musica e no cinema.

Serviço:
Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México
Entrada franca (as senhas já podem ser retiradas no site frida.ingresse.com; e estarão disponíveis, também, na recepção da CAIXA Cultural a partir de 30 de janeiro)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 1, 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Visitação: 30 de janeiro a 27 de março de 2016
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

3 comentários:

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