quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Festival de Arte de Rua no RJ


Entre os dias 21 e 27 de Setembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe em suas praças um Festival de Arte de Rua, em comemoração à Semana Mundial da Arte de Rua.

Esta ideia de ação partiu desde Buenos Aires e várias cidades do mundo aderiram, realizando seus próprios festivais na mesma semana. Esta união é uma tomada de consciência global de que a arte de rua está viva, em crescimento e muito presente em todas as ruas do mundo. Uma semana para nos expressarmos e também darmos visibilidade para os problemas mais comuns ao artista de rua – proibições, falta de reconhecimento, defesa da cultura do chapéu, etc.  

O Rio de Janeiro é uma cidade exemplo, ao aprovar ha três anos, a lei 5429/2012, a Lei do Artista de Rua. Respaldando o artista, dando a ele a seguranca de que trabalhar nas ruas com sua arte é possível, permitido e tem o apoio do municipio. A aprovação desta lei, torna os agentes da Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública, aliados, enquanto antes estes eram os algozes que proibiam aos artistas sua livre expressão, criando momentos de desconforto. Mas enquanto a cidade Maravilhosa se torna um grande palco para as mais diversas artes, ainda há cidades no mundo que proíbem este tipo de expressão. Esta semana mundial de arte de rua vem para apoiar aos artistas do mundo à tomarem seus lugares nas ruas, apoiando a arte e a livre expressão. No Rio de Janeiro, serão oito praças que receberão mais de quinze grupos e artistas independentes.

Este festival não conta com nenhum financiamento público ou privado. É realizado de maneira autônoma pelos artistas que fazem parte da programação e sua realização só é possível graças à contribuição dos espectadores ao chapéu. 

Por isso contamos com a ajuda de vocês para uma divulgação que abranja ao maior número de pessoas. E que nesta possível divulgação, não conste que o evento é gratuito mas sim, de contribuição espontânea. Uma mudança simples de palavras, mas que deixam mais claro o que sustenta esta arte, que é totalmente democrática. 

SERVIÇO:
O QUE?  SEMANA MUNDIAL DE ARTE DE RUA – Festival de Arte de Rua do Rio de Janeiro. Oito praças da cidade receberão artistas e shows que celebram esta forma de arte. Esta união é uma tomada de consciência global de que a arte de rua está viva, em crescimento e muito presente em todas as ruas do mundo. 
QUANDO? De 21 a 27 de setembro 
QUEM SOMOS? Articulação no Rio de Janeiro: Coletivo Bravos e Movimento Rio é Rua

Grupos participantes: Coletivo Bravos, Coletivo Xama, Coletivo Nopok, Circo Dux, Teatro de Anonimo, Cia La Guanábana, Circo da Silva, Desloucadas, Movimento Rio é Rua, Cia CircoLar, Dupla Gomesninow, Palhaço Marmota, Palhaço Chinelinho, Lili Castro, Espuma Bruma, Silêncio Necessário, Liam Showing.

 PROGRAMAÇAO DIARIA DE PRAÇAS
21   setembro
Segunda
Praca sao salvador
20h
Coletivo Bravos
Circo DUX, Espuma Bruma
Lian Showing
22 setembro
Terca
Praca Saen Pena
17 h
Circo da Silva
Guilherme Marmota
La Guanabana
23 de Setembro
Quarta
Praca da bandeira
20 h
Coletivo Xama
Desloucadas
24 de Setembro
Quinta
Largo do Machado
17 h
Coletivo Nopok
Teatro de Anonimo
24 de Setembro
Quinta
Praca Joao Pessoa
19 h
Sarau do Escritório
25 de Setembro
Sexta
Largo das Neves
20 h
Palhaco Chinelinho
Desloucadas
Cia Circolar
26 de Setembro
Sábado
Arpoador
18 h
Rio é Rua
27 de Setembro
Domingo
Largo do Curvelo
16 h
Pirarucu Psicodelico

Nenhum comentário:

Postar um comentário