segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PALESTRAS NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO DISCUTEM PAPEL DE NIETZSCHE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO


Serão quatro dias de encontros temáticos com pesquisadores que vão relacionar as ideias do filósofo alemão com a realidade brasileira

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 1º a 4 de setembro (terça a sexta-feira), o ciclo de palestras Nietzsche e o Brasil. A cada dia, um tema será abordado por dois pesquisadores, que também debaterão com o público a vida, a obra, e as influências do filósofo alemão no pensamento contemporâneo. Os encontros iniciam sempre às 18h30.

O ciclo de palestras, inédito no Rio de Janeiro, será dividido em quatro eixos temáticos: educação, canção popular, literatura e corpo. Os convidados são alguns dos principais pesquisadores do autor, com significativas publicações e extensa atuação profissional com os temas para os quais foram convidados a discorrer.

“Um dos principais diferenciais de Nietzsche foi o de ter conseguido refletir sobre célebres questões existenciais através de uma linguagem mais simples, direta e objetiva que os demais filósofos tradicionais. Com isso, inaugurou um novo estilo de escrita filosófica mais acessível, que incluiu temas prosaicos ligados ao cotidiano dos leitores”, comenta a diretora geral do projeto, Verônica Prates.

Palestras:
No primeiro dia, a professora Rosa Dias (UERJ) privilegiará os trabalhos do filósofo compreendidos entre 1870 e 1874 para apresentar as contribuições de seu pensamento para a educação e como elas podem ser aproveitadas no Brasil do século XXI. Em seguida, o doutor Marlon Tomazella compara a visão nietzschiana da educação alemã do século XIX com o contexto histórico brasileiro, apontando possíveis aplicabilidades.

Na quarta-feira (2), dia dedicado à canção popular, a psicóloga e doutora em filosofia Ana Barreto abordará a noção de canção popular em Nietzsche e sua relação erudita com a música, tratando da classificação popular x erudito e trazendo para a realidade brasileira as valorações nietzschianas que norteiam o “bom gosto” musical. Na sequência, o crítico, produtor cultural e professor Bernardo Oliveira (UFRJ) utiliza o universo filosófico de Nietzsche para explicar o samba.

A literatura é o tema central do terceiro dia do evento, quando a professora Iracema Macedo (IFF) partirá da possibilidade de relacionar textos do alemão com poemas de Carlos Drummond de Andrade, propondo um diálogo entre poesia e filosofia em prol de um encantamento com a existência, ressaltando os lados alegre e sombrio da vida. Depois, o professor Dr. Renato Nunes Bittencourt (UFRJ) tomará o suporte filosófico de Nietzsche para ajudar a compreender a psicologia do ressentimento, partindo dos tormentos existenciais do personagem principal do romance Angústia, de Graciliano Ramos.

No último encontro do ciclo, os professores Dra. Izabela Bocayuva (UERJ) e Dr. Miguel Angel de Barrenechea (Unirio) tratam do pensamento nietzschiano sobre o corpo e como este influencia os valores morais da cultura do Ocidente.

Para participar do ciclo de palestras Nietzsche, não é preciso inscrição prévia. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos na bilheteria da CAIXA Cultural Rio de Janeiro a partir das 17h30 de cada dia.

Ficha técnica:
Organização: André Masseno e Tiago Barros
Direção Geral: Verônica Prates
Gestora de Projetos: Maitê Medeiros
Programação Visual: Karin Palhano
Realização: Quintal Produções

Programação:
1º de setembro (terça-feira)
18h30 – Nietzsche e a educação
Palestrantes: Rosa Dias e Marlon Tomazella

2 de setembro (quarta-feira)
18h30 – Nietzsche e a canção popular
Palestrantes: Ana Barreto e Bernardo Oliveira

3 de setembro (quinta-feira)
18h30 – Nietzsche e a literatura
Palestrantes: Iracema Macedo e Renato Nunes Bittencourt

4 de setembro (sexta-feira)
18h30 – Nietzsche e o corpo
Palestrantes: Izabela Bocayuva e Miguel Angel de Barrenechea

Serviço:
Ciclo de Palestras Nietzsche e o Brasil
Data: de 1º a 4 de setembro de 2015 (terça a sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 80
Entrada Franca (os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes de cada dia)
Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário