segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SHOWS, PERFORMANCES, EXPOSIÇÕES E OFICINAS SÃO ATRAÇÕES EM FEVEREIRO NA CAIXACULTURAL RIO DE JANEIRO


Programação variada reúne eventos para público de todas as idades


Em fevereiro, os cariocas e turistas podem se programar para uma eclética programação na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Localizado no centro da cidade, ao lado do metrô estação Carioca, o espaço funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 21h. As atividades são direcionadas a adultos e algumas, especialmente, dedicadas às crianças.

Na mostra Asas a Raízes, obras de 10 artistas brasileiros ocupam o hall de entrada e a galeria 1. São trabalhos que instigam e fazem pensar, com a curadoria da carioca Sonia Salcedo del Castillo. Na galeria 2, está em exposição um conjunto da produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista Athos Bulcão. A mostra apresenta obras pertencentes a coleções particulares e herdeiros do artista, com curadoria de Marcus Lontra Costa. Há também vídeos e textos contando a história do artista. 

Crianças e adultos irão se divertir com a instalação interativa Shtim Shlim- o sonho de um aprendiz do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. O projeto reúne performances, contação de histórias, oficinas e debates.

Na programação de Música, a cantora portuguesa Maria João e o violonista Guinga se apresentam em três noites de show. O público pode esperar emoção e talento com a interpretação vigorosa da artista e a performance impecável de Guinga, músico que já acompanhou grandes intérpretes brasileiros. E, para os cinéfilos, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro preparou duas mostras de peso: o Cinema Verdade dos americanos Pennebaker e Chris Hegedus e a inédita Mostra de Cinema Russo Contemporâneo.

Abaixo, segue a programação completa com datas, horários e classificação indicativa.

Exposição

ATHOS BULCÃO – TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Data: Até 8 de março de 2015
Horário: 10h às 21h, de terça a domingo
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca

Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, em parceria com a Fundação Athos Bulcão de Brasília, a mostra apresenta um conjunto de obras pertencentes a coleções particulares e herdeiros do artista, compondo um panorama de sua produção e sua inserção na arte nacional e internacional. A exposição privilegia a produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista, de caráter geométrico e monumental, como os painéis do Sambódromo do Rio de Janeiro, Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitscheck, em Brasília, entre outros. Vídeos e textos que ajudam a elucidar sua trajetória e traçar um elo entre sua vida, a arte e a arquitetura, também compõem a mostra.

ASAS A RAÍZES – DIÁLOGO DE ARTISTA 
Data: Até 15 de março
Horário: 10h às 21h (terça a domingo)
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
                                                                           
A exposição apresenta trabalhos de dez artistas brasileiros de relevância no cenário das artes visuais. São eles: José Patrício, José Rufino, Leila Danziger, Monica Mansur, Neno del Castillo, Rosana Ricalde, Xico Chaves, Zalinda Cartaxo, Gê Orthof e Christus Nóbrega. A maioria dos trabalhos foi realizada especialmente para o local. Com curadoria da carioca Sonia Salcedo del Castillo, a exposição reúne 15 obras, distribuídas na parte interior e exterior da Galeria 1, entre pinturas, objetos, desenhos, fotografias, esculturas e instalações. A mostra coloca em pauta os limites do diálogo entre trabalhos distintos para que o público possa refletir e tirar suas próprias conclusões ou interpretações do que vê.  

Música

MAR AFORA - GUINGA E MARIA JOÃO
Data: 26 a 28 de fevereiro de 2015 (quinta a sábado)
Horário: 19h
CAIXA Cultural Rio ode Janeiro - Teatro de Arena
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Bilheteria: terça a domingo, das 10h às 20h.

Três dias de show musical apresentando o encontro de duas culturas através da canção, do violão e da voz. Guinga, carioca, estudou violão clássico por cinco anos e começou a compor aos 16 anos de idade. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Várias de suas composições foram gravadas por artistas renomados da MPB, como Elis Regina, Leila Pinheiro, Chico Buarque e outros. Maria João, filha de pai português e mãe moçambicana, nasceu em Lisboa em 1956. Além do duo que forma com Mário Laginha, Maria João colabora com outros músicos como Bobby McFerrin, Gilberto Gil, Lenine, Joe Zawinul, Trilok Gurtu, David Linx e outros.

Cinema

CINEMA VERDADE DE PENNEBAKER E CHRIS
Data: 19 de fevereiro a 1º de março de 2015
Horários: terça a domingo, às 14h, 16h e às 19h.
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Classificação Indicativa: Consultar programação
Ingressos: 4,00 (inteira) e 2,00 (meia entrada). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Entrada franca às quintas-feiras

Os cineastas americanos Pennebaker e Chris Hegedus são dois dos mais respeitados documentaristas do século XX, filmando personagens importantes como Bob Dylan, Jimi Hendrix e Bill Clinton. A mostra reúne 24 filmes dos diretores, entre curtas e longas, divididos em três categorias temáticas: cinema rock, política e artes cênicas e performances. A curadoria é de Amanda
Bonan.

CINEMA RUSSO CONTEMPORÂNEO
Data: 3 a 13 de fevereiro (terça a sexta)
Horário: Consultar Programação
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Classificação Indicativa: Consultar Programação
Entrada Franca

Exibição de 16 filmes representativos do período da Perestroika e da produção dos últimos 20 anos do país. O projeto inédito é uma realização da Ars et Vita com curadoria de  Luis Gustavo Carvalho. Além da programação de filmes, a mostra contará com a participação de cineastas e críticos especialmente convidados para palestras, debates e atividades durante o evento. Maria Saakyan, representante da nova geração de cineasta e o crítico de cinema Andrey Plakhov são alguns dos palestrantes do evento.

Instalação performática

SHTIM SHLIM – O SONHO DE UM APRENDIZ
Data: Até 1º de março de 2015
Horário: 10h às 21h, de terça a domingo
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Classificação indicativa: a partir dos 6 anos
Entrada Franca

O projeto inédito do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias tem como fio condutor o conto popular dos Berberes, povos nômades do norte da África. Shtim Shlim traz uma instalação interativa, performances com contação de histórias, oficina formativa e debate sobre a infância e a juventude na contemporaneidade.  A instalação ocupa toda a galeria 3 da CAIXA Cultural com objetos de tecido e costura em grande escala, que convidam o visitante a passear e interagir, tocando-os e ouvindo sons que fazem alusão aos momentos da história em um jogo sensorial. A obra foi idealizada por Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart, integrantes do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. A direção artística é da africana Inno Sorsy, educadora e narradora reconhecida mundialmente, supervisão cenográfica da atriz e artista visual Analu Prestes e colaboração na dramaturgia de Luciana Zule. A paisagem sonora é assinada pelo músico e DJ Serge Erège.

Atividades relacionadas
Performances para o público espontâneo
Data: Até 1º de março de 2015, somente aos finais de semana e feriados
Horário: 16h – senhas distribuídas a partir de uma hora antes do início.
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Vagas: 40
Classificação Indicativa: a partir dos 6 anos
Entrada Franca
Apresentação teatral, no espaço da Galeria, com a narração de histórias.

Ateliês de Histórias: Oficinas sobre a arte de contar histórias
Data: 3 a 6 de fevereiro
Horário: 18h às 21h
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Vagas: 25
Inscrições pelo e-mail: oficina.tapetes@hotmail.com
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Franca
Intercalando teoria e prática, a oficina se dedica à arte de contar histórias e seus desdobramentos. Os participantes passam por dinâmicas em torno das práticas narrativas, do diálogo entre narração e animação de formas e criação de suportes plásticos (tapetes, painéis etc). Com duração de 12 horas, a oficina será ministrada por Warley Goulart, um dos coordenadores do grupo.

Encontros reflexivos: mediação como busca de autonomia
Data: 25 de fevereiro
Horário: 18 às 21h – com distribuição de senhas 1h antes
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Franca
Encontro reflexivo com a presença de Thiago Borazanian (psicopedagogo, fotógrafo e arte educador) e de Cadu Cinelli (ator, contador de histórias e artista visual), abordando os estímulos e ambientes artísticos e culturais atualmente disponíveis para crianças e jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário