sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Entrada gratuita para as mulheres no Dia 8 de Março
mulherNa semana do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o JBRJ se volta para a reflexão sobre as questões de gênero e celebra a inclusão feminina com uma série de atividades que acontecem de 8 a 14 de março. A comemoração começa no dia 8 – Dia Internacional da Mulher, quando o Jardim oferece entrada gratuita para todas as mulheres. Já os debates acontecem nos dias 11, 13 e 14 no Auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT).
 
Na terça-feira, 11/3, às 9h, uma mesa-redonda com a presidente do JBRJ Samyra Crespo, Simone Schäffer, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e Schuma Schumaher, da REDEH, debate políticas públicas e a autonomia econômica das mulheres. Às 12h  será apresentado o Clipe Kids - Quem Ama Abraça Fazendo Escola , produzido pela Redeh e IMM, com direção musical de Leila Pinheiro. 
 
Na quinta-feira, 13/3, das 9h às 12h, representantes femininas de diferentes setores do JBRJ discutem as ações afirmativas de gênero na instituição. Na ocasião será prestada uma homenagem à doutora Graziela Maciel Barroso (1912-2003), botânica do JBRJ cujo trabalho alcançou reconhecimento internacional.
 
Um debate sobre ações afirmativas de gênero na política e no setor público encerra a Semana da Mulher no JBRJ na sexta-feira, 14/3, às 9h. Na mesa, Nilcéa Freire, da Fundação Ford, e Daniela Demôro, da Michelin, discutem as cotas como ações afirmativas. A mesa é uma parceria entre a Fundação Ford, a Rede de Mulheres pela Sustentabilidade e o Comitê de Gênero do JBRJ.
 
O endereço da Escola Nacional de Botânica Tropical é Rua Pacheco Leão, 2040, Horto. Já a Coleção Temática de Plantas Medicinais fica no arboreto, ao lado do Parquinho Infantil.
 
 
 Frei tem vista privilegiada do Jardim
 
comoroO Cômoro Frei Leandro é mais um espaço renovado que o Jardim Botânico reabre ao público. A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, os visitantes podem novamente apreciar uma das vistas mais bonitas do Jardim, bem em frente ao Lago das Vitórias-Régias, que neste fim de semana está coalhado também de belas ninféias. Dentro do Cômoro está a escultura do busto de Frei Leandro do Sacramento (1824 - 1829), primeiro diretor que deu caráter científico ao JBRJ.
 
Foram dois meses de trabalho das equipes de Manutenção e Conservação da Área Verde, que refizeram degraus, piso e a base do busto, recuperaram a placa em mármore e as grades, limparam a escultura, trocaram o telhado e fizeram poda ornamental da vegetação. O resultado é para ser conferido ao vivo e vai render belas imagens a quem vier ao Jardim.
 
 
Jardim Botânico do Rio fechará portões durante passagem de blocos
 
blocoDurante a passagem dos blocos carnavalescos pelas ruas Pacheco Leão e/ou Jardim Botânico, os portões do JBRJ serão fechados. A reabertura se dará após o desfile, de acordo com a orientação da segurança, que avaliará o momento oportuno. Veja lista de alguns blocos que saem na altura do Jardim Botânico e podem ocasionar fechamento dos portões:
 
Pede Passagem - 3/3/2014 - 16h, Gávea.
Concentração: Rua Jardim Botânico, em frente ao Jóquei Clube. Trajeto: Rua Jardim Botânico, Praça Santos Dummont, contornando a Praça e atravessando a Jardim Botânico até o local de concentração
 
Vagalume, o Verde - 4/3/2014 - 10h - Jardim Botânico
Concentração: Rua Jardim Botânico, esquina com Pacheco Leão. Trajeto: Rua Jardim Botânico, da Rua Pacheco Leão até a Praça Santos Dummont
 
Fofoqueiros de Plantão - 9/3/2014 - 11h - Jardim Botânico
Concentração: Rua Jardim Botânico, esquina com Pacheco Leão. Trajeto: Rua Jardim Botânico, da Rua Pacheco Leão até a Praça Santos Dummont
 
 
Novo horário do Jardim Botânico às segundas-feiras

jardimA partir de 10 de março, o horário de visitação ao Jardim, nas segundas-feiras, será das 12h às 17h. O arboreto estará fechado pela manhã para que as equipes possam limpar adequadamente as instalações, recolher o lixo gerado pelo fluxo intenso de visitantes nos fins de semana, varrer as áreas de visitação e recolher os resíduos vegetais acumulados. Além disso serão efetuados tratamentos de saúde das plantas, como a aplicação de produtos químicos e outros. As manhãs de segunda serão aproveitadas também para realizar operações com equipamentos pesados e para  manutenções da infraestrutura que exigem o isolamento de áreas.

De terça a domingo, o arboreto continua a abrir em seu horário normal, das 8h às 17h (ou até as 18h durante o período de horário de verão). Os trabalhos de conservação continuarão a ser executados também nas segundas à tarde e nos outros dias, porém com menor incômodo aos visitantes.

Você está recebendo a NewsLetter do Jardim Botânico do Rio de Janeiro porque seu e-mail foi cadastrado em nosso sítio na internet.
Para se descadastrar desta lista - este link
Para modificar suas preferências  - este link
To unsubscribe from this list - este link
To update your preferences - este link

Rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário