sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Instituto Moreira Salles reapresenta filmes que estavam em cartaz nos cinemas brasileiros em 1964


O Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro segue com sua programação de cinema dedicada ao ano em que se impôs a ditadura militar no Brasil exibindo filmes que estavam em cartaz na época nos cinemas brasileiros. Essa mostra faz parte da programação Em 1964 que o IMS realiza ao longo de 2014 com exposição, debates, espetáculos musicais e um website dedicado aos fatos culturais que marcaram aquele ano.

Este mês serão exibidos na sala do IMS três filmes que estavam em exibição nos cinemas do Rio em fevereiro de 1964: A noite, de Michelangelo Antonioni, O processo, de Orson Welles, e a segunda parte de Ivan o terrível, de Sergei Eisenstein.

A sessão de Ivan o terrível, parte 2 de Sergei Eisenstein no dia 1º, às 16h, será precedida de uma breve introdução ao filme feita por José Carlos Avellar, coordenador de cinema do IMS.

PROGRAMAÇÃO:

01/02
14h00 Em 1964
O processo (Le procès) de Orson Welles com Anthony Perkins, Jeanne Moreau, Romy Schneider, Akim Tamiroff, Elsa Martinelli e Orson Welles (França, EUA, 1962. 118’)

“O diretor soube captar bem e recriar o absurdo lógico de O processo” – para o crítico Hélio Pólvora“Sabendo-se que o forte em Kafka é a inventiva, e que de inventiva se nutrem os bons filmes, conclui-se que Welles não precisou afastar-se muito do plot da novela para adaptá-la ao cinema”.

16h00 Em 1964
Ivan o terrível, parte 2 (Ivan Grozniy, Skaz vtoroy: Boyarskiy zagovor) de Sergei Eisenstein (URSS, 1947. 88’)

Esta segunda parte de uma projetada trilogia esteve proibida por mais de dez anos na então União Soviética. Sua liberação ocorreu apena dez anos depois da morte do diretor. Uma espécie de ópera visual, Ivan, o terrível caracteriza-se pela musicalidade que organiza o espaço, o gesto dos personagens e o entrelaçamento dos planos – a música aqui percebida como o que é capaz de acrescentar pelo contexto emocional o que não consegue se expressar de outro modo.
[Sessão precedida de uma breve introdução de José Carlos Avellar]

17h50 Em 1964
A noite (La notte) de Michelangelo Antonioni, com Marcelo Mastroianni, Jeanne Moreau, Monica Vitti e Bernhard Wicki. (Itália, 1961. 115’ )

Antonioni fixa o desamparo do homem moderno (explosões a jato, a sequência dos foguetes) e de todo o equipamento de civilização e cultura face a problemas que há muito séculos persistem” observou Ely Azeredo em fevereiro de 1964. “Sua serenidade permite divisar – no quadro – o passageiro e o permanente”.

20h00 Em 1964
O processo (Le procès) de Orson Welles (França, EUA.1962. 118’)

Ingressos
Para todas as sessões, de terça a domingo:
R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)

Passaporte:
Com validade para 10 sessões poderá ser utilizado, além da mostra Em 1964, na mostra Jean Rouch e nas sessões deLa Luna e de Barry Lyndon. Os passaportes podem ser adquiridos na recepção do IMS no valor de R$ 40,00. Os passaportes deverão ser trocados por ingressos na recepção até meia hora antes do início da sessão.

Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com
Sessões para escolas e agendamento de cabines pelo telefone (21) 3284 7417

Disponibilidade de ingressos sujeita à lotação da sala.
Capacidade da sala: 113 lugares



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