Petropolis, 2013 | Guache sobre fotografia em papel de gelatina/prata | 16,1 x 22,1 cm
© Tacita Dean/ Cortesia da artista; Frith Street Gallery, Londres e Marian Goodman Gallery, Nova Iorque/Paris.”
O Instituto Moreira
Salles do Rio de Janeiro abre no dia 2 de outubro (quarta-feira), às 20h, a
exposição Tacita Dean: a medida das coisas, primeira
exposição individual da artista inglesa na América Latina e elaborada
especialmente para o público brasileiro. Com curadoria da historiadora da arte venezuelana
Rina Carvajal, a exposição traz 11 filmes e sete obras em papel. São trabalhos
emblemáticos na trajetória da artista – como Disappearance at Sea [Desaparecimento
no mar] (1996), Bubble House [Casa Bolha] (1999), Teignmouth Electron (2000) – e filmes recentes, como JG, realizado em 2013. Além
disso, serão exibidos gravuras e trabalhos inéditos feitos a partir de
fotografias e postais antigos do Rio de Janeiro.
Na abertura da exposição, Tacita Dean falará
sobre sua obra numa palestra aberta ao público, que será realizada no auditório do IMS. Os lugares são limitados.
O tempo, o acaso e a
materialidade das coisas são os principais objetos de trabalho de Tacita Dean
que, desde os anos 1990, se tornou uma referência internacional na produção de
obras de arte em forma de cinema analógico. “Os filmes reunidos na exposição,
embora com temas bastante variados, têm em comum a preocupação com o tempo – um
tempo que é tanto humano quanto cósmico, em que passado e futuro entrecruzam-se
no presente. É o tempo do filme, da perda e da cura, de pessoas, lugares e
coisas, de percepções subjetivas”, explica a curadora.
A artista é conhecida
mundialmente por sua militância em favor do cinema analógico e da continuidade
da produção de películas para fins industriais e artísticos. Dos 11 filmes que compõem
a exposição, 10 deles foram feitos em 16 mm e um em 35 mm , que será exibido no
cinema do IMS-RJ. As obras são concebidas como instalações feitas com projeções
analógicas em diferentes suportes e tamanhos. Elas registram assuntos de
interesse da artista sem constituir narrativas.
Filmes
Disappearance at Sea [Desaparecimento no mar] (1996) é a
primeira de uma sequência de obras inspiradas na trágica história de Donald
Crowhurst, velejador amador cuja viagem acabou em morte. Feito no farol
de St. Abb’s Head, em Berwickshire, na Escócia, o filme mapeia o anoitecer, do
começo do pôr do sol até a escuridão completa, visto de dentro do farol. Outras
duas obras realizadas a partir da história de Crowhurst são: Bubble House [Casa Bolha] (1999) – filme
que mostra uma casa deserta, encontrada pela artista durante sua viagem ao
Caribe, quando procurava pelo barco de Crowhurst – e Teignmouth Electron (2000), nome do barco do velejador, encontrado
pela artista abandonado numa praia isolada da ilha Cayman Brac.
Gellért (1998) mostra senhoras nuas se banhando nas
termas do Gellért Hotel, em Budapeste.
Kodak (2006) é uma grande homenagem ao filme
analógico, do qual Dean é totalmente adepta e defensora. A artista filmou na
fábrica da Kodak, em Chalon-sur-Saône, na França, o momento da fabricação de
alguns dos últimos rolos de filme 16
mm .
Sempre interessada no
processo criativo dos artistas que admira, Tacita Dean presta homenagem a
vários deles em sua obra: em Day for
Night [O dia pela noite] (2009), filmou os objetos de trabalho de Giorgio
Morandi, em seu estúdio, em
Bolonha. Ela recebeu permissão para filmar o pequeno
quarto-ateliê onde o pintor italiano passou mais de 50 anos de sua vida, e foi
a partir desse material que produziu também
Still Life [Natureza-morta] (2009), no qual filma meticulosamente as marcações
que Morandi fazia nos papéis que revestiam a mesa de seu ateliê.
Outro trabalho
presente na exposição do IMS é Merce
Cunningham performs STILLNESS... (six
performances, six films) [Merce Cunningham executa STILLNESS... (seis performances, seis filmes)] (2008), resultado do
pedido de Tacita Dean ao bailarino Merce Cunningham (1919-2009) para executar 4’33’’ (a composição silenciosa em três
movimentos de John Cage, antigo parceiro de Cunningham). Realizado no fim da
vida do coreógrafo, quando sua mobilidade era limitada, a coreografia consiste
simplesmente em assumir uma posição no início de cada movimento, sentado numa
cadeira, e permanecer imóvel.
Obras em papel
Além
dos filmes, serão exibidas outras sete obras em papel. A fotogravura Fernweh (2009), segundo descrição da
própria artista “é uma improvável paisagem feita de penhascos, floresta e
dunas. Eu a criei a partir de quatro fotografias pequenas e desbotadas do
século XIX que encontrei em mercados de pulgas algum tempo atrás”. Já os quatro
postais que integram a série Found Gigi I-IV
[Encontrando Gigi I-IV] (2013) foram comprados por Tacita Dean na viagem que
ela vez ao Rio de Janeiro em 2012. São paisagens do Rio de Janeiro antigo com
intervenções de um desconhecido. Há na exposição ainda duas fotografias (uma
vista de Petrópolis e outra de Teresópolis) sobre as quais Tacita Dean pintou
com guache.
Sobre Tacita Dean:
Tacita
Dean nasceu em 1965 em Canterbury, Reino Unido. Estudou na Falmouth School of Art
e na Slade School of Fine Art antes de estabelecer-se em Berlim para morar e
trabalhar. Fez exposições individuais na Tate Britain, Londres (2001); MACBA,
Barcelona (2001); Tate St Ives (2005); Schlauger, Basileia (2006); Solomon R.
Guggenheim Museum, Nova York (2007); Nicola Trussardi Foundation, Milão (2009);
ACCA, Melbourne (2009); MUMOK, Viena (2011); Turbine Hall (Unilever Series),
Tate Modern, Londres (2011); e New Museum, Nova York (2012). Entre as
exposições mais recentes, destacam-se a do The Fabric Workshop and Museum,
Filadélfia, e seu último projeto de cinema, JG,
na Arcadia University Art Gallery, Filadélfia (2013). Outras mostras previstas
para 2013 incluem, além desta, no Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro; a
da Foundación Botín, Santander; e a do Australian Centre for Contemporary Art,
Melbourne. Em 2015, haverá uma retrospectiva de sua obra no Hirshhorn Museum,
em Washington. Dean participou ainda de diversas exposições coletivas, como a
Bienal de Veneza (2003, 2005, 2013), a Bienal de Sydney (2005 e 2014) e a
Bienal de São Paulo (2006 e 2010), e recentemente participou da dOCUMENTA (13)
(2012). Recebeu os prêmios Hugo Boss em 2006 e Kurt Schwitters em 2009.
Cod: Day For Night, 2009. 16mm colour film, mute, 10 minutes. Location photograph_05
Day for Night [O dia pela noite], 2009 | Fotografia de locação
© Tacita Dean/ Cortesia da artista; Frith Street Gallery, Londres e Marian Goodman Gallery, Nova Iorque/Paris.”
Catálogo Tacita Dean
A
publicação oferece ao leitor exemplos do universo de imagens e textos que
integram o processo de criação dos filmes, além de ensaios críticos inéditos da
curadora Rina Carvajal e da historiadora da arte norte-americana Svetlana
Alpers elaborados especialmente a partir da exposição. O catálogo pode ser comprado
na loja virtual do IMS pelo site: http://www.lojadoims.com.br/ims/
16
x
128 pp.
ISBN: 978-85-8346-000-8
R$ 89,90
|
SERVIÇO :
Abertura: 2 de outubro (quarta-feira), às 20h
- Palestra com Tacita Dean
Visitação: de 3 de outubro de 2013 a 26 de janeiro de 2014
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca - Classificação livre
De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições.
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.
Entrada franca - Classificação livre
De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições.
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500
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